ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Conciliando Direito e ensino médio, Vinícius recebe OAB aos 20 anos

Primeiro advogado da família, Vinícius conciliou a faculdade com o ensino médio

Jéssica Fernandes | 01/03/2023 07:49
Vinícius da Silva Bezerra recebeu na semana passada carteira da OAB. (Foto: Arquivo pessoal)
Vinícius da Silva Bezerra recebeu na semana passada carteira da OAB. (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 15 anos, Vinícius da Silva Bezerra prestou vestibular para Direito e ingressou na universidade. Na semana passada, aos 20 anos, ele ‘colheu os frutos’ e recebeu a carteirinha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Vinicius escolheu o curso após acompanhar os estudos do pai. “Eu tinha recém-entrado no ensino médio e no primeiro ano decidi fazer Direito. Meu pai estava se formando e era uma experiência dentro de casa que eu gostava bastante”, conta.

Após ingressar no ensino superior, o desafio foi conciliar os estudos da universidade com os da escola. Devido à ‘burocracia’, Vinícius não quis abrir mão do colégio. “Eu tive que conciliar os dois, fazia o ensino médio de manhã e faculdade à noite. No começo achava que não conseguiria, mas pensei: ‘Vou tentar, vou arriscar’", recorda.

Pais do jovem participaram da cerimônia de entrega da carteira. (Foto: Arquivo pessoal)
Pais do jovem participaram da cerimônia de entrega da carteira. (Foto: Arquivo pessoal)

Durante os três anos do ensino médio e semestres de Direito, o jovem deu conta de todas as provas e trabalhos. Na escola, poucos sabiam que Vinícius já estava na universidade. “Eu não comentava muito e pelo meu tamanho o pessoal não desconfiava tanto”, brinca.

A faculdade, conforme Vinícius, foi completamente voltada aos estudos. Devido à idade, ele não conseguiu acompanhar as famosas festas de atléticas e nem participar de outras festividades universitárias.

Para conseguir concluir o curso, ele abriu mão do vôlei de praia, deixou de competir e viajar para disputar os campeonatos. “No começo eu estava jogando vôlei, mas na época era muito corrido, muito puxado”, afirma.

Conquista dele foi celebrada com familiares em restaurante. (Foto: Arquivo pessoal)
Conquista dele foi celebrada com familiares em restaurante. (Foto: Arquivo pessoal)

Ano passado, Vinícius prestou o exame da OAB sem grandes pretensões. “Na primeira fase eu não tinha muita expectativa de passar, fui fazer a prova em julho e fui aprovado. Quando vi que tinha passado na primeira fase o negócio ficou mais sério, passava o dia inteiro estudando, mas graças a Deus deu tudo certo”, declara.

O resultado da segunda fase veio em agosto, quando Vinícius tinha completado 20 anos. Na semana passada, ele participou da cerimônia de entrega da carteira da OAB com a presença dos pais na plateia.

Ao relembrar o começo da jornada, ele ri e fala: “Hoje em dia eu não sei como dei conta na época”, revela. Num tom mais sério, Vinícius conta orgulhoso que a conquista dele reflete na família. “Eu sou o primeiro a virar advogado na família. Muita gente comenta por causa da idade, foi uma surpresa muito grande pra todo mundo. Eu tive que abdicar muita coisa no começo, o vôlei que era uma paixão. Agora é a colheita desses frutos”, conclui.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias