ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Curso na Suíça é chance de Gláucia ensinar física de outro jeito

Selecionada na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, ela iniciou campanha para pagar as passagens

Jéssica Fernandes | 18/07/2023 07:47
Professora há 15 anos, Gláucia foi convidada para curso na Suíça. (Foto: Arquivo pessoal)
Professora há 15 anos, Gláucia foi convidada para curso na Suíça. (Foto: Arquivo pessoal)

Gláucia da Silva Maeoca Amaro da Silva, de 36 anos, está perto de dar um passo importante na profissão. Única professora do Estado selecionada para participar do curso da CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), que é o maior laboratório de física de partículas do mundo, ela iniciou campanha para custear as passagens à Suíça.

Professora há 15 anos, Gláucia dá aulas na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, em Campo Grande. No dia 30 de agosto, ela realiza a primeira etapa do curso em Lisboa no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Entre os dias 1 de setembro a 10 de setembro, a professora passará dia, tarde e noite na CERN, em Genebra. Com estadia e alimentação garantidos pelo laboratório, Gláucia precisa desembolsar os R$9.300 das passagens. Por enquanto, ela conseguiu arrecadar R$ 150.

Para não perder a oportunidade que também deve beneficiar os alunos, Gláucia recorreu à SED (Secretaria Estadual de Educação), mas como não conseguiu apoio parcelou a quantia no cartão com a expectativa de reduzir o gasto.

“Meu processo tá rolando e quando liguei pra saber me disseram que não iriam comprar a passagem e que só iriam liberar minha licença para capacitação.  É um valor muito alto. Então, como me disseram que não conseguiriam comprar as passagens comprei no cartão parcelado. Agora tô correndo atrás pra diminuir um pouco desse gasto”, explica.

No curso, ela e outros 19 professores brasileiros de física terão a oportunidade de estudar física de partículas. Gláucia esteve entre os selecionados após enviar uma proposta de ensino que foi aprovada. A professora comenta que em Genebra essa proposta deverá ser aprimorada.

“Eles escolhem as melhores propostas de professores que estão atuando na base para melhorarem nossa metodologia em sala de aula, aprendermos física de partículas e passarmos todo esse conhecimento para os alunos”, fala.

A expectativa de Gláucia é ensinar os jovens a física de uma forma nova e encantadora. “Vou criar uma forma de trabalhar e ensinar um assunto completamente estranho e complicado de forma compreensível e apaixonante. O curso possibilitará exatamente isso: que em sala de aula o assunto física de partículas seja ensinado de forma eficiente e que os alunos realmente entendam aquilo que o mundo hoje está pesquisando”, destaca.

Com licenciatura e bacharel em Física pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ela escolheu o curso no ensino médio por gostar e ter facilidade em entender a matéria. Durante a faculdade, Gláucia começou a dar aulas particulares para ter renda extra e percebeu que gostava de ensinar.

O que era para ser um ‘bico’ virou profissão gratificante na vida dela. “Comecei a encontrar alunos formados,  até trabalhando, dizendo que amavam as aulas de física. Relatos que vão nos fortalecendo e fazendo acreditar mais na profissão”, fala.

Quem quiser ajudar Gláucia, a contribuição pode ser enviado através da chave Pix: favorecaeducacao@hotmail.com

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)

Receba a notícia no momento da publicação. ‎Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias