ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Deficiência intelectual não impediu Evelyn de brilhar nos palcos

Ela descobriu o teatro em 2017, participou de várias peças e agora ministra curso para jovens

Por Jéssica Fernandes | 12/07/2024 06:44
Deficiência intelectual não impediu Evelyn de brilhar nos palcos
Evelyn Machado Soares descobriu o teatro na Apae em 2017. (Foto: Arquivo pessoal)

Tentaram limitar Evelyn Machado Soares, de 38 anos, pelo seu diagnóstico, mas ela não permitiu. Na infância, a campo-grandense recebeu o diagnóstico de deficiência intelectual e hoje ela é atriz. No próximo mês, Evelyn ocupará lugar diferente no palco como professora de uma oficina de iniciação teatral.

Ao Lado B, Evelyn fala sobre sua relação com o teatro que começou em 2017 e se fortaleceu principalmente depois da pandemia. O primeiro contato com o teatro, segundo ela, ocorreu na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

“O teatro começou na Apae de Campo Grande onde estudo e trabalho. Eu sou estudante nas atividades complementares que são natação, música e teatro. [...] Comecei a fazer aula no teatro e já comecei a entrar para os festivais”, recorda.

Deficiência intelectual não impediu Evelyn de brilhar nos palcos
Como 'Mãe Natureza', Evelyn fez parte do elenco da peça 'Os filhos do Pantanal'. (Foto: Arquivo pessoal)

Nessa trajetória, a atriz entrou para a Escola de Teatro Adote, que é coordenada por Daniel Smidt e Beth Terras. Ela é uma das cem alunas matriculadas  no espaço que é responsável por promover a oficina de iniciação teatral.

Apesar de em outras ocasiões ter tentado dar aula de teatro em outros espaços, Evelyn comenta que é a primeira vez que ela irá viver a experiência. “É a primeira vez que o mercado teatral vai dar essa oportunidade para mim uma pessoa com deficiência intelectual. Já tentei me candidatar em outro lugares, mas nunca me deram oportunidade”, relata.

Animada com o início das aulas em agosto, a professora quer mostrar que o teatro é um espaço sem limitações e que todas as pessoas são bem-vindas. “Para mim está sendo uma experiência ótima para mostrar o que posso fazer com a bagagem que tenho e passar meu conhecimento para as pessoas com síndrome de down, autismo. No teatro não tem essa diferença, no meu grupo não vai ter”, pontua.

Em relação ao curso, Evelyn explica que jovens a partir de 14 anos podem participar. Nas aulas, os alunos irão viver ‘o começo do teatro’. “ O curso é para estimular a interpretação, improvisação, a voz e todos os aspectos principais do teatro”, afirma.

Quem ouve a professora falar animada do teatro, das peças e oficinas não imagina que no começo ela sofreu muitos questionamentos. “Falaram pra mim várias vezes: ‘No seu caso não tem como dar aula’, ‘O que você está fazendo no teatro?’. Eu já passei por essas situações”, comenta.

Mundinho particular - Nos últimos anos, a atriz esteve no palco em diferentes papeis, sendo destaque as peças “Pássaro na Gaiola também sabe voar” e “Os Filhos do Pantanal”. Essa última é do teatro da Apae que conquistou com a produção o primeiro lugar no Festival Nossa Arte, onde ela ganhou o papel de ‘Mãe Natureza’, que é um dos principais.

Quando está no palco, a artista expõe que entra em um ambiente particular que a faz feliz. “Quando tô no teatro me sinto completa, é meu mundinho, é um mundo maravilhoso. Ali eu me sinto totalmente realizada”, ressalta.

O sonho dela é um dia ir mais longe e, quem sabe, chegar à televisão.  “Meu objetivo é mostrar o que a pessoa com deficiência pode fazer no mercado de trabalho e quem sabe um dia parar lá na Globo. Eu nunca desisto dos meus sonhos”

Aluna promissora - Segundo Daniel, Evelyn é uma aluna dedicada e que grava muito bem. "Ela está com a gente há muito tempo. Eu vi essa oportunidade para ela já que ela ama teatro e não larga por nada. [...] Essa é a hora de mostrar o que ela sabe fazer", explica.

O diretor de teatro expõe que a escola de teatro tem vinte anos de história e recentemente foi feita uma mudança de endereço, que contribuiu para a acessibilidade e acolhimento dos alunos. No lugar são ofertados cursos para atores que querem seguir na carreira e também para aqueles que só querem navegar no universo teatro no campo do hobby.

Serviço -  Localizada na Av. Tamandaré, nº 356, sala 11, Bairro Vila Planalto, em Campo Grande MS, a Escola de Teatro Adote está com inscrições abertas para uma oficina temporária de Iniciação Teatral, com duração de 3 meses, voltada para atores e não atores acima de 14 anos.

As aulas estão previstas para começar em Agosto de 2024, ocorrendo todas as terças, das 19h às 20:30. O conteúdo programático da iniciação teatral envolve técnicas de expressão corporal, voz, improvisação, interpretação, entre outros aspectos fundamentais para o desenvolvimento dos participantes.

Interessados podem entrar em contato através do WhatsApp (67) 9811-9379

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias