Depois dos ipês, as “primaveras do Inverno” são maior cartão-postal
Também conhecida como bungavília, planta floresce quando o frio vai embora
A Primavera só chega em 22 de setembro, mas as plantas que levam o mesmo nome da próxima estação já se espalham pela cidade, colorindo nossos dias de Inverno seco e quente.
Na Avenida Tamandaré, Ozéias Baltazar, 62 anos, é quem cuida da primavera, que se projeta na paisagem com seus três metros e muita cor. A planta fica em uma chácara de quatro hectares, onde ele trabalha há seis anos. A cada floração, os fãs não tardam a chegar.
“É um sucesso. As pessoas param, tiram fotos. Só peço que não fiquem arrancando as flores e não cortem os galhos para tentar fazer mudinha”, diz Ozéias. As folhas se espalham pela calçada, formando um tapete colorido.
Ele conta que conseguiu fazer uma muda e leva um pedaço da planta em um vaso. “Se sair ou for demitido, vou levar um pedacinho dessa primavera para mim”, diz.
Na rua Doutor Werneck, a planta também é ponto de parada para fotos. “As pessoas param o tempo todo, motoboy, morador. Virou cartão-postal da rua”, descreve Ademir Pimenta.
Também conhecida como bungavília, a primavera floresce quando o frio vai embora. As flores são pequenas e envolvidas pelas folhas coloridas e modificadas (brácteas). A planta pode alcançar cinco metros de altura. O colorido dos ipês chega primeiro, logo no início do Inverno.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.