Com alerta de onde de calor, temperatura na Capital pode chegar aos 40°C
Instituto Nacional de Meteorologia colocou 77 municípios de MS sob alerta para altas temperaturas
Faltando ainda pouco mais de um mês para acabar o inverno, Mato Grosso do Sul que, já está registrando temperaturas altas, pode sofrer ainda mais com o calor nos próximos três dias, já que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou 77 cidades sob aviso de perigo potencial para onda de calor.
O alerta que começa às 13h, desta sexta-feira (20) e termina às 11h, da terça-feira (24), coloca 97% do Estado sob perigo potencial para temperaturas 5ºC acima da média. Isso quer dizer que na Capital, por exemplo, os termômetros devem chegar aos 40°C.
Mas há cidades onde o calor será ainda maior, como Dourados, que deve registrar, ao menos, 42ºC nos próximos dias. Já nas cidades de Corumbá e Coxim, os termômetros chegam aos 45°C.
Além do calor, a umidade relativa do ar também deve ficar baixa nos próximos dias, já que não há previsão de chuva. Em Campo Grande, por exemplo, a umidade não passa dos 45%, ou seja, fica abaixo do recomendado para a saúde humana pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Para evitar problemas nos próximos dias, o recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e o principal: consumir bastante água.