ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Fãs de churrasco, mulheres apostam em curso para terem autonomia

Workshop irá ensinar as mulheres desde como acender churrasqueira até preparar acompanhamentos pro churrasco

Jéssica Fernandes | 25/02/2023 06:50
Léia Gonçalves, de 27 anos, é uma das participantes do workshop. (Foto: Arquivo pessoal)
Léia Gonçalves, de 27 anos, é uma das participantes do workshop. (Foto: Arquivo pessoal)

Carne assada no ponto, música boa e cerveja gelada costumam ser os ingredientes principais para um churrasco de respeito. Em Campo Grande, as mulheres dividem essa paixão com muitos homens e muitas resolveram apostar num workshop que ensina o passo a passo para fazer um bom churrasco.

Hamilton Lemos Neves, de 35 anos, é o idealizador do curso ‘Churrasco pra Elas’. No Instagram ‘Os 3 Tabão’, ele fala sobre o universo que envolve a escolha da carne, cortes, preparação e até como acender uma churrasqueira.

Profissional da área de Tecnologia da Informação, ele relata que a paixão e envolvimento com o churrasco começou antes da pandemia. “Recebi uma proposta para ir pra Praia Grande trabalhar na área de TI. Aqui eu curtia churrasco, lá eu morava sozinho e quis fazer. Em 2021 voltei para Campo Grande e aqui me aprofundei participando de festivais e eventos particulares”, fala.

Hamilton é idealizador do workshop 'Churrasco pra Elas'. (Foto: Arquivo pessoal)
Hamilton é idealizador do workshop 'Churrasco pra Elas'. (Foto: Arquivo pessoal)

A iniciativa de criar o workshop, segundo ele, surgiu após receber várias mensagens de mulheres que queriam aprender sobre o assunto. “Há algum tempo recebi demandas de mulheres querendo aprender, saber dicas de carne, foi um começo bem básico. Um dia resolvi criar o workshop, porque não tinha nada destinado às mulheres que é um nicho bem grande”, conta.

Em março, o churrasqueiro realiza a primeira edição do curso para 25 mulheres. Ele explica o que será ensinado para as inscritas no dia doze. “A maior dúvida das mulheres é como escolher a carne e como acender a churrasqueira. No workshop vou falar de cortes de carne mais utilizados para churrasco, tipos de grelha, tipos de churrasqueira, porque tem a convencional, tambor, parrilla, técnicas para assar, molhos e acompanhamentos”, diz.

Das 25 inscritas, ele explica que algumas têm interesse em aprender para fazer em casa para amigas, filhos, enquanto outras veem uma oportunidade de negócios na área.

Workshop irá ensinar cortes de carne e acompanhamento para churrasco. (Foto: Arquivo pessoal)
Workshop irá ensinar cortes de carne e acompanhamento para churrasco. (Foto: Arquivo pessoal)

O Lado B conversou com duas das mulheres que se inscreveram no workshop. Léia Gonçalves, de 27 anos, não é nenhuma iniciante no preparo de churrasco, mas se interessou pelo curso para aprimorar os conhecimento e apoiar aquelas que estão começando.

“Surgiu a oportunidade do workshop e pensei em aprimorar o que já sei, porque realmente a gente não sabe tudo, vou ali pra incentivar as mulheres para que a gente possa alcançar outros lugares”, comenta.

A experiência da Léia com o churrasco começou em 2017 quando começou a vender espetinho. Ela recorda que na época não sabia nada sobre a atividade.

“Meu interesse começou de uma precisão. Eu morava em Praia Grande, fui assaltada e eu estava desempregada, comprei um carrinho de espetinho e começamos ali, mas na época tinha medo até de acender o fogo”, diz.

Desde então muita coisa mudou e, em Campo Grande, ela segue trabalhando na área que aprendeu a dominar e acredita que pode ser dominada por mais mulheres. “Vou incentivar as mulheres a não desistirem. A gente pode fazer churrasco e de qualidade”, ressalta.

Thatiana Lobo Ramo é fã de carteirinha de churrasco. Ela conta que o interesse pelo curso não surgiu por razões profissionais e sim por uma questão de ter autonomia.

“Achei legal pra não ficar mais na dependência de alguém fazer churrasco pra gente. Pensei logo na dependência de simplesmente fazer e organizar com as amigas e família”, afirma.

A administradora de empresa e publicitária garante que não entende nada e que está animada para aprender. “Eu tendo uma ideia de como começa, acho que vou identificar o que mais gostei de fazer. Depois que eu fizer aí ninguém me segura, porque até então eu que ficava agitando pro churrasco. Agora eu mesma vou fazer”, destaca.

As inscrições para o primeiro workshop já estão encerradas, porém Hamilton considera realizar a segunda edição. Quem quiser acompanhar o trabalho dele, o perfil é @os3tabao.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias