ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Três irmãs viúvas e festeiras querem namorados, mas só para dançar

Parceiro pode ser até mais novo, mas tem que acompanhar o trio de 92, 87 e 78 que fica até o final da festa

Por Natália Olliver | 16/04/2025 06:44
Três irmãs viúvas e festeiras querem namorados, mas só para dançar
Aide, Joana e Lionaide estão procurando namorado, mas apenas para dançar (Foto: Osmar Veiga)

Nos bailes da melhor idade, como as irmãs Lionaides, Aide e Joana Figueiredo chamam até hoje, elas não estão para brincadeira. O trio de viúvas faz questão de informar que querem encontrar um namorado, mas alertam: é só para dançar!

Com 92, 87 e 78 - assim nessa ordem - a falta de um parceiro atrapalha apenas neste momento, porque de resto a vida anda muito bem. Para elas, a procura é para relembrar a época em que dançavam com os maridos e se sentirem ainda mais vivas.

“Toda vida gostei, mas danço um pouco e não aguento as pernas. Quando tinha marido a gente vinha junto. Depois ficamos viúvas, viemos mesmo assim. A gente gosta, dança”, conta a mais velha.

As outras entram na conversa e acrescenta “Estamos à procura de namorados, só para dançar”. Para elas o pretendente pode até ser mais novo, o que importa é saber conduzir a parceira na pista.

Lionaides é mãe de Tereza Brites e é ela a encarregada de levar as irmãs para a noitada. Pés de valsa, a mãe e as tias sempre estiveram nas festas quando mais jovens e depois que a idade chegou o hábito se manteve. Pelo menos até a pandemia. Ela conta que a família é toda animada e que a dança sempre esteve presente.

Lionaides está viúva há 7 anos, Joana há apenas 1 ano e Aide há 4. O trio, saudável e festeiro anda de um lado para o outro da pista do clube de dança Janete Martins, em Campo Grande e faz pausas entre as músicas.

Tereza conta que Joana é de Aquidauana, que a mãe mora em Terenos e apenas a tia Aide fica em Campo Grande. Embora as cidades sejam diferentes, a ideia dela é reunir mais as irmãs para levar elas aos bailes da Capital.

Três irmãs viúvas e festeiras querem namorados, mas só para dançar
Tereza e Lionaides na casa de dança Janete Martins, em Campo Grande (Foto: Osmar Veiga)

Falando em baile, para o trio a festa só acaba quando termina. Resistentes e dando um banho em qualquer jovem, elas aproveitam tudo até que as pernas doam e o corpo lembre que já não é como antes.

Aos 66 anos, Tereza conta que acompanhar as três nas festas é divertido e que nenhuma namorou depois de ter ficado viúva - talvez por serem mais conservadoras, como ela descreve - e acharem que isso já não é para elas.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

“É muito bom ver as três com essa idade e com essa energia. Elas dançam mesmo e querem só aproveitar dançando. Isso incentiva muitas pessoas que estão deprimidas para sair e dançar. Elas ficam até o final. Tem dia que já chamaram elas para dançar e elas ficaram tímidas mas foram”.

Quando não está no baile, Lionaide conta que faz de tudo onde mora e relembra que já trabalhou duro na roça. Joana é costureira e Aide aposta nos crochês para passar o tempo. Todas gostam de cozinhar e doces caseiros são a especialidade delas.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias