Ideia de pai deu certo e fez cliente deixar de ser “cruel” em loja
Placa tem feito clientes refletirem e abrirem mão da grosseria gratuita durante atendimento
A enquete do Lado B deste sábado (05) questionou se algum leitor já descontou a raiva em pessoas desconhecidas. A pergunta surgiu depois que o Campo Grande News observou uma mensagem interessante numa loja de tecidos no centro de Campo Grande, que tem mudado o comportamento de clientes.
No resultado, 37% dos leitores assumiram que já cometeram essa grosseria gratuita. Já 63% juram que nunca descontaram a raiva em pessoas desconhecidas por aí.
Mas quem trabalha com comércio sabe que esse tipo de comportamento não é incomum e gratina a paciência de muito trabalhador, que faz de tudo pelo bom atendimento, mas mesmo assim leva patada de graça.
Por isso, a ideia do empresário Eujacio de Oliveira Ventura, que tem comércio há mais de 20 anos no centro de Campo Grande foi a maior mudança que ele conseguiu proporcionar nos últimos tempos, principalmente quando o assunto é cliente “mal-educado” ou que “não está em um bom dia”.
Na parede atrás do caixa há um banner novo com a seguinte mensagem:
Você até tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel”.
Desde que a mensagem foi colocada nas duas lojas da família, chamadas Caminhos da Moda, os efeitos tem sido benéficos. “Essa placa foi ideia do meu pai. Esse fato de as pessoas chegarem com raiva e tratarem funcionários com grosseria é muito comum. E um dos nossos objetivos é fazer as pessoas refletirem”, explica o filho Thiago Freitas Ventura, de 33 anos, empresário que também administra as lojas da família.
Thiago destaca que o pai sempre foi uma pessoa religiosa, a ponto de nunca perder a fé nas pessoas, mesmo nos momentos mais difíceis. Por isso, ele teve a ideia de colocar a mensagem em suas lojas e transformar vidas de um modo simples.
Além de gerar reflexão, a mensagem virou atração. Tem cliente que não abre a boca, mas pega o celular para só para tirar foto e compartilhar a mensagem.
Já outros clientes parecem repensar nas palavras. “Geralmente quando o cliente está no caixa, ele leva um certo momento para ser atendido, e naquele momento ele olha a mensagem e, por incrível que pareça, ele acaba pensando no que dizer”.
Outro ponto positivo é o feed back recebido dos próprios clientes que, apesar da raiva, saem da loja se sentimento melhor com as mensagens motivacionais que a família sempre procurou deixar por ali, com intuito de mostrar que tudo pode ficar bem e que um amanhã melhor virá.
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