Jornalista lança coletânea de poemas que une literatura e audiovisual
Além de livro, poemas ganharam performance em vídeo, que serão postadas nas redes sociais da obra
O jornalista e poeta Victor Barone lança neste sábado (7) seu terceiro livro, "Todo Poema Dito", que une literatura e audiovisual em experiências multissensoriais. Disponível no formato e-book, a obra reúne 50 poemas criados entre 2019 e 2024, com performances em vídeo realizadas pela teatróloga e cineasta Ligia Tristão Prieto e o poeta Vini Willyan.
Os vídeos mostram como a combinação da poesia escrita com elementos audiovisuais pode ampliar a expressão poética, tornando-a mais acessível e envolvente para diferentes públicos.
A cada dia, um poema será postado nas redes sociais do livro, no Instagram e YouTube, oferecendo uma experiência multissensorial ao público. As imagens foram captadas por Jéssica Santos e os vídeos dirigidos por Ligia Tristão Prieto.
Segundo autor, foram cerca de dois meses de gravação e edição dos 50 vídeos. "Eu tinha em mente o formato que desejava e a Ligia, o Vini e a Jessica o transformaram em realidade. Fora isso teve também todo o trabalho de criação de layout para o e-book e o livro impresso (que sai no fim do mês) e para as peças de divulgação nas redes sociais", detalha sobre o processo criativo.
O desejo de unir a palavra poética a outras formas de expressão surgiu desde o lançamento de seu primeiro livro, "Outros Sentidos", em 2009, mas foi apenas em 2024 que o projeto tomou forma.
"Texto, imagem, voz, expressão sempre estiveram misturadas no meu fazer poético. Desta vez eu optei por eternizar esta parceria entre palavra, voz e imagem em vídeo. Para mim, é a forma mais completa de se perceber a poesia", expressa.
A obra explora a voz e o corpo como elementos essenciais da performance, com a voz trazendo nuances emocionais e o corpo ampliando o significado do poema por meio de gestos e expressões. A direção de arte, com iluminação e sons, contribui para a criação de atmosferas que enriquecem a experiência sensorial do espectador.
O livro conta com o prefácio do poeta Fábio Gondim, que descreve a obra como uma "sucessão de penhascos pessoais" e uma tentativa do autor de oferecer "sobrevida" e esperança em meio à ruína.
Sobre o autor
Victor Barone é carioca, e vive em Campo Grande desde 2000. Ele lançou seu primeiro livro, “Outros Sentidos” em 2009, seguido por “Poemas de Amor e Fúria” em 2019. Ativo na cena poética de Mato Grosso do Sul, idealizou, junto com Fábio Gondim e o coletivo Tarja Preta, o projeto Poema na Quarentena, que levou a poesia sul-mato-grossense a milhares de pessoas por meio de vídeo-poemas durante a pandemia.
Serviço
O livro “Todo Poema Dito” está disponível em formato e-book pela Amazon, e também pode ser adquirida em formato físico direto com o autor, através do telefone (67) 98113-1292. Para interessados no livro físico, Victor está fazendo uma promoção em que ao adquirir “Todo poema dito” recebe também o livro “Poemas de Amor e Fúria”.
Os vídeos poderão ser acessados pelas redes sociais do livro no Instagram e no YouTube.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.