ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Lente embaçou? Saiba usar máscara e óculos sem atrapalhar visão

Lado B ouviu dicas de quem está na luta para conseguir enxergar e se proteger

Alana Portela | 24/04/2020 07:28
Evite que as lentes embacem colocando os óculos por cima da máscara. (Foto: Kísie Ainoã)
Evite que as lentes embacem colocando os óculos por cima da máscara. (Foto: Kísie Ainoã)

Só quem tem problema de vista sabe a dificuldade que é usar máscara e óculos ao mesmo tempo. As lentes embaçam, a visão fica turva e vem o desespero de cair ou derrubar tudo a nossa frente. Se não tiver bem encaixada, o calor da respiração sai por cima e o vapor faz tudo perder a nitidez.

Nessa época de pandemia do coronavírus, todo cuidado é pouco e a recomendação é o uso de máscaras quando sair de casa. O que é bom, pois evita que os infectados transmitam o vírus para outras pessoas. É uma medida de proteção recomendada pela prefeitura de Campo Grande e também por outras cidades e estados do país.

No entanto, muitas pessoas ainda precisam aprender a se adaptar com a máscara, para não sofrer na hora de sair nas ruas. O Lado B conversou com a chef de cozinha, Heloísa Garcia que necessita tanto dos óculos de grau quanto da máscara para encarar a cozinha.

Para facilitar a vida na cozinha, Heloísa Garcia usa óculos, máscara e até uma faixa na cabeça. (Foto: Arquivo pessoal)
Para facilitar a vida na cozinha, Heloísa Garcia usa óculos, máscara e até uma faixa na cabeça. (Foto: Arquivo pessoal)

“O uso de máscara dentro da produção de alimentos não é obrigatório, isso em condições normais. A gente só usava se tivesse fazendo alguma produção ou finalização que exigisse um tempo mais próximo do produto, como decoração de bolo. Agora, na pandemia, é necessário trabalhar com ela”.

A cozinha é um ambiente quente e, se o vapor dos alimentos cozinhando já dificultavam essa combinação de óculos e máscaras antes, imagina agora com o coronavírus. “O calor é chato porque vem o vapor e embaça tudo. Tem horas que dá vontade de tirar, mas é importante utilizar por conta da minha profissão e pela proteção dos meus clientes”, afirma.

Ela e mais três funcionárias que também trabalham na cozinha ganharam duas máscaras de tecido reutilizável, uma para usar durante a preparação dos alimentos e outra para quando estiver a caminho de casa ou da empresa. “São de tricoline, 100% algodão lavável. Lavamos e borrifamos álcool antes de usar. Ainda estou me adaptando”, diz.

Para melhorar sua qualidade de vida, ela aprendeu um truque que facilita no dia a dia. “Primeiro coloco a máscara, depois os óculos para segurar e evitar que o vapor fique subindo para os olhos”, revela. Além disso, Heloísa ainda coloca uma faixa na cabeça, que ajuda tanto a firmar a armação sobre a máscara, quanto prender os cabelos.

Contudo, apesar dos “macetes”, a chef de cozinha ainda sofre com outro detalhe, os elásticos que ficam atrás das orelhas. “Me incomoda muito porque fiz uma cirurgia na orelha. O elástico que puxa”.

Porém, ela compreende a necessidade do equipamento. “Temos que utilizar a máscara. Quanto mais empenhados tivermos em se proteger usando ela e evitando sair sem necessidade, mais rápido isso vai passar”, destaca Heloísa.

Para se proteger do Coronavírus, é recomendado o uso da máscara. (Foto: Kísie Ainoã)
Para se proteger do Coronavírus, é recomendado o uso da máscara. (Foto: Kísie Ainoã)

A médica dermatologista, Gabriely Sacht comenta outras formas de evitar que as lentes dos óculos embacem, como encaixando bem a máscara. “Tem que ser proporcional ao tamanho do rosto, pegar bem a parte do nariz e queixo. Os óculos podem ser apoiados sobre a máscara, assim acredito que a chance de embaçar é menor”.

Quem tem a máscara cirúrgica pode ficar um pouco mais sossegado, pois essa pode ser regulada pelo ferrinho. “Ele serve para moldar e ficar mais fechado na parte de cima. Algumas máscaras de tecido também têm essa estrutura”, fala.

Por isso, também é importante se atentar aos detalhes na hora de comprar uma máscara. “Hoje temos vários modelos e, aquelas que não têm o ferrinho, podem ser no formato oval que encaixa melhor no rosto e não permite que o ar escape, fazendo os óculos embaçar”, explica Gabriely.

A ginecologista e obstetra, Maria Auxiliadora Budib também precisa usar óculos e máscara. (Foto: Arquivo pessoal)
A ginecologista e obstetra, Maria Auxiliadora Budib também precisa usar óculos e máscara. (Foto: Arquivo pessoal)

A ginecologista e obstetra, Maria Auxiliadora Budib passou usar óculos aos 46 anos, devido ao surgimento da presbiopia. Ela que também é professora do curso de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), relata que amanheceu lendo um livro na viagem e à noite, ao continuar a leitura, veio a surpresa das letras embaralhadas. A médica fala sobre sua rotina através das lentes. “Como cirurgiã, não compromete campo operatório profundo. Apenas na síntese da pele faz se necessário usar óculos. A confecção das lentes especiais permite o uso sem reflexo e agora, já curto estar com esse acessório”.

Como profissional da saúde, ela também fala sobre os cuidados essenciais. “Primeira coisa, lave bem a face. Evite usar produtos oleosos em hidratantes e séruns. Use produtos com toque seco. Maquiagem; devemos lembrar que usar muito produto pode comprometer a higiene da máscara”.

Na hora de usar, ela ajusta bem a máscara e, em seguida, coloca os óculos. Após o uso é necessário a higienização com água e sabão. Deve-se enxugar os óculos com um papel macio. “Quando usamos os óculos EPI (Equipamento de proteção individual) em cirurgias ou procedimentos, precisamos dos mesmos cuidados”, conta.

“Aconselho retirar as máscaras fazer a sua lavagem ou, se descartável, inserir no mesmo recipiente de descarte do papel higiênico. Depois, retire seus óculos e faça a limpeza adequada. Lave sua face, lembrando que suas mãos devem estar previamente higienizadas”.

Teste – Outra dica que pode ser testada em casa é passar sabonete de glicerina seco nos dois lados das lentes. Depois, limpar com um tecido e colocar sobre a máscara. Num vídeo compartilhado no Facebook, a ideia deu certo e quando o calor da respiração saiu por cima, não embaçou as lentes. O Lado B també testou, confira no vídeos.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.



Nos siga no Google Notícias