Morre Tachinha, craque do futebol que fez do esporte um negócio
Como meia-campista, brilhou em clubes locais, como o Operário
Na noite desse domingo (15), Mato Grosso do Sul perdeu Valmir da Costa Flores, mais conhecido como Tachinha, que faleceu após uma batalha contra o Alzheimer e, recentemente, pneumonia que o levou ao hospital da Unimed. Com 70 anos, Tachinha foi um dos grandes craques do futebol e futsal nas décadas de 70 e 80, sendo reverenciado não apenas por sua habilidade técnica, mas também pela elegância com que jogava.
Natural de Campo Grande, Tachinha conquistou espaço pela paixão com que se dedicava ao jogo. Como meio-campista, brilhou em clubes locais, como o Operário, sendo um dos maiores destaques da época. Sua capacidade de leitura de jogo, aliada à habilidade com a bola nos pés, o consagrou como bom jogador de sua geração. Para muitos, Tachinha era sinônimo de talento e classe.
Tachinha foi também nome fundamental no futsal, como empresário e formador de equipes. Fundou a Tachinha Esportes, uma loja que, além de ser referência na venda de artigos esportivos, tornou-se um ponto de encontro de amizades e história, especialmente entre os apaixonados pelo futsal. Sob a sua gestão, várias equipes de futsal se tornaram campeãs, com nomes de peso como Lázaro, Bida e Flávio passando pelas quadras sob a batuta do empresário.
Nas redes sociais, amigos estão compartilhando suas memórias de momentos ao lado de Tachinha. Um desses amigos, Carlos César Arakaki, fez questão de se despedir publicamente: “Faleceu nesse domingo o empresário, craque do futebol MS e amigo 'Tachinha'. Meus sentimentos e minhas homenagens para quem amava tanto o futsal, onde tive a oportunidade de jogar e aprender com esse amigo que era um pai para todos”.
Para a sobrinha Claudia Flores Cavalcanti, a dor da perda é profunda, mas também é lembrada com muito carinho. “Dia de grande tristeza para nós. Despedida do tio Tachinha, desse tio padrinho tão querido que fazia a gente chorar de tanto rir. Descanse em paz, meu tio amado, você venceu. Te amarei para sempre e guardarei com carinho as boas lembranças dos almoços na mamis, que você trazia alegria!”, escreveu em uma rede social.
Tachinha deixou quatro filhos. O velório ocorre no Cemitério Parque das Primaveras, na Avenida Senador Filinto Muller, 2211 - Jardim Parati. O sepultamento está previsto para às 15 horas.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.