ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Motivo de briga no Brasil, em MS é Dia do Biscoito ou da Bolacha?

Lado B foi às ruas para conversar com as pessoas e tentar descobrir o que é biscoito e o que é bolacha

Jéssica Fernandes | 20/07/2023 07:31
O que é bolacha ou biscoito divide opinões nas ruas de Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)
O que é bolacha ou biscoito divide opinões nas ruas de Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

Para uns biscoito tem sempre formato redondo, para outros tem que ser doce. Neste 20 de julho é celebrado o Dia do Biscoito e o Lado B foi ao Centro de Campo Grande para saber qual é a diferença dele comparado a bolacha.

Se no Brasil isso é motivo de discussão e até debate na internet, Patrícia Briceño garante que na Venezuela tudo é ‘galleta’ e pronto acabou. Ela, assim como os demais entrevistados, teve que decidir se o pacote mostrado pela equipe era biscoito ou não.

Morando há três anos em Campo Grande, ela garantiu que o que estava vendo era bolacha e logo explicou o motivo. “Na Venezuela, é galleta, mas aqui no Brasil é bolacha, porque tem outra textura”, afirma. Além da textura, o fato de ser salgada também influenciou na decisão dela. Já o filho, Davi Pedro, de 11 anos, discordou dela e disse que na verdade era biscoito.

Da Venezuela, Patrícia e o filho Davi Pedro discordam sobre o que é biscoito. (Foto: Juliano Almeida)
Da Venezuela, Patrícia e o filho Davi Pedro discordam sobre o que é biscoito. (Foto: Juliano Almeida)

Outra diferença cultural que Patrícia revela está relacionada ao feijão. “Nós na Venezuela comemos mais feijão preto, só preto e aqui comem o marrom”, diz.

O vendedor de água de coco Edson Vital, de 51 anos, ri após ouvir a pergunta. Olhando o pacote, ele não precisa pensar muito para responder. “É bolacha. O biscoito é mais redondinho e comprido. A bolacha é sempre quadradinha igual essa. Pra mim é bolacha”, enfatiza.

No Centro de Campo Grande, Eduardo Colocho é outro que vem de um país onde não existe a discussão. Natural do Uruguai, ele ficou uns segundos tentando entender a dúvida, mas no fim deu a sentença: “É bolacha, é salgado. Particularmente, prefiro a bolacha do que o biscoito porque se pode misturar com tudo, com manteiga, com muitas coisas”, afirma.

Vendedor, Edson Vital, acha graça da pergunta sobre bolacha ou biscoito. (Foto: Juliano Almeida)
Vendedor, Edson Vital, acha graça da pergunta sobre bolacha ou biscoito. (Foto: Juliano Almeida)

Faber Rodrigues, de 36 anos, também é do time da bolacha. Sem entrar em detalhes de formato ou sabor, ele baseia a opinião conforme a inscrição do pacote. “Pra mim é bolacha, o pessoal fala que é bolacha salgada. Está até na embalagem”, diz.

Entrando no assunto de alimentos que ganham outro nome longe de Mato Grosso do Sul, ele conta que descobriu outra denominação para a mandioca. “Eu fui pra Pernambuco nas férias em julho e lá eles falam macaxeira”, comenta.

Bem-humorado, o advogado Antônio Sadalla, de 82 anos, não entra no mérito de explicar o que é ou deixar de ser biscoito. “Não é a mesma coisa bolacha e biscoito?”, indaga.

Para advogado, Antônio Sadalla bolacha e biscoito é uma coisa só. (Foto: Juliano Almeida)
Para advogado, Antônio Sadalla bolacha e biscoito é uma coisa só. (Foto: Juliano Almeida)

Bruno Gomes, de 41 anos, e Karin Ubreid, de 60 anos, são os únicos a escolherem o pacote mostrado como biscoito. “Eu conheço como biscoito mesmo e na embalagem está escrito. Bolacha é o redondo”, afirma Bruno. Além de concordar, Karin também fala sobre a composição. “A bolacha é mais recheada”, ressalta.

Para contribuir com a explicação, o chef de cozinha Arthur Lucena fala que os ingredientes são basicamente iguais para criar a bolacha e o biscoito. A diferença está nos detalhes.

“O biscoito é mais úmido, geralmente mais grosso, com recheio ou não. A bolacha é mais seca e tende a ser plana. Mas a massa é basicamente igual: trigo ou alguma farinha de cereal, gordura e açúcar ou não”, esclarece.

Karin Ubreid e Bruno Gomes explicam o que pra eles é biscoito. (Foto: Juliano Almeida)
Karin Ubreid e Bruno Gomes explicam o que pra eles é biscoito. (Foto: Juliano Almeida)

Natural do Rio Grande do Norte, Arthur mora em Campo Grande há dois anos. Além de conhecer mandioca como macaxeira, ele fala sobre outros dois pratos que ganham nomes diferentes comparados a Mato Grosso do Sul.

“Canjica em MS e Munguzá no RN. Curau em MS e canjica no RN. Fiquei louco quando cheguei aqui, querendo brigar com a tia da barraca”, ri.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)

Receba a notícia no momento da publicação. ‎Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias