ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

No terreiro da avó, Inês fez baile de 15 anos celebrando Iemanjá

Menina escolheu debutar no terreiro da família, onde o pai era ogã, mas perdeu a vida para a covid-19 em 2020

Thailla Torres | 02/02/2022 09:48
Inês celebrando seus 15 anos ao lado de Iemanjá. (Foto: Arquivo Pessoal)
Inês celebrando seus 15 anos ao lado de Iemanjá. (Foto: Arquivo Pessoal)

Os últimos dois anos não foram nada fáceis para Inês Gabriely, que completou 15 anos no dia 21 de janeiro. Em 2020, ela perdeu seu grande herói, o pai, para a covid-19. Ele foi primeira vítima da doença em Anastácio – a 137 quilômetros de Campo Grande. Mas neste ano, ela quis dar a volta por cima no luto e celebrar a chegada do aniversário de um jeito diferente: no terreiro de umbanda da família e homenageando sua mãe espiritual, a belíssima Iemanjá.

Tudo começou quando Inês pediu no início do ano para sua avó, Carolina Rosa, ialorixá do terreiro (mãe de santo) jogar búzios e descobrir de quem ela era filha. Foi quando a menina descobriu ser filha de Iemanjá e Oxóssi (São Sebastião).

A mãe também se emocionou. “Eu não achava que seria Iemanjá, porque ela nasceu no dia de Santa Inês, por isso, o nome dela. Mas quando soube, também foi uma emoção muito grande”, conta Elisângela Martins, de 40 anos, que também é filha de Iemanjá.

Normalmente, no dia 20 de janeiro, a mãe de santo e outros participantes do terreiro costumam dar os parabéns à Inês por conta do Dia de São Sebastião. Mas nesse ano, para celebrar o ano de debutante, ela queria algo maior e que também pudesse homenagear tudo o que ela mais ama e respeita: as tradições da família.

“No começo, eu estava sem tema na cabeça, até que conversando com uma pessoa, ela sugeriu que eu fizesse algo da Umbanda, nesse momento, lembrei-me da minha avó revelando que eu era filha de Iemanjá, então, eu decidi naquele momento”, diz Inês.

Ao falar sobre sua escolha para a mãe, Elisangela diz que não conteve a emoção. “Foi um momento muito emocionante e eu só pude apoiar a decisão dela. Além de realizar um sonho dela, essa escolha é muito significativa para a família. Porque a gente cria o filho para o mundo e para que ele faça as escolhas dele, inclusive, a escolha de seguir a religião que seu coração mandar. Inês tem todo amor pelo terreiro e isso me emocionou muito. Foi uma escolha dela, nunca impusemos nada”, detalha a mãe.

Foi então que começaram os preparativos. Ela escolheu o tecido e levou a uma costureira da cidade para entrar na festa de azul como Iemanjá, com direito a pérolas e colar de conchas.

Na decoração, ela conversou com uma familiar que já tem experiência em festas e levou elementos que representam a divindade, como os tons de azul, as flores, além de docinhos e bolo que qualquer aniversário requer.

O pai, falecido em 2020, era o Ogã do terreiro, médium responsável pelo canto e pelo toque que ocupa um cargo importante e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda, como o conjunto de vozes e toques do atabaque.

Mas sem a presença dele, o toque do atabaque foi feito por um amigo da família, ogã de outro terreiro que fez questão de estar nesse momento.

Inês entrou ao lado do avô e da mãe. Emocionou-se com as homenagens, com a lembrança do pai e dançou com os convidados. Na festa, estiveram os familiares e pessoas próximas a eles. “Foi lindo, emocionante e mais do que eu imaginava. Cada detalhe foi muito significativo para os meus 15 anos. Fiquei muito feliz”.

A festa foi realizada no dia 22 de janeiro, no mesmo quintal do Terreiro de Umbanda Mãe Candinha, que tem mais de 30 anos de história no interior e é comandado pela avó de Inês. Coincidentemente, hoje (02), é celebrado o Dia de Iemanjá.

Inês ao lado dos avós no terreiro onde debutou. (Foto: Arquivo Pessoal)
Inês ao lado dos avós no terreiro onde debutou. (Foto: Arquivo Pessoal)
Dançando a valsa com o avô. (Foto: Arquivo Pessoal)
Dançando a valsa com o avô. (Foto: Arquivo Pessoal)

Curta o Lado B no Facebook e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias