'Onco influencer', Eliza foi às redes falar sobre câncer e unir pacientes
Após diagnóstico de câncer de mama, ela expôs no Instagram tratamento e encontrou apoio em grupo de mulheres
Diagnosticada com câncer de mama em 2022, Eliza Montes, de 39 anos, poderia ter seguido dois caminhos diferentes. Radialista e consultora de estilo na área de moda, ela sempre criou conteúdo para as redes sociais. Ao invés de deixar o perfil de lado e se fechar para o mundo virtual, Eliza assumiu o status de ‘onco influencer’, passou a falar sobre a doença e conscientizar as pessoas.
Do momento que raspou a cabeça até a primeira sessão de quimioterapia, ela compartilhou vídeos e stories sobre o tratamento e atualizações do estado de saúde. Em um deles relacionado ao cabelo, ela aborda o preparo psicológico que pacientes devem ter e em seguida usa do bom humor para contar que está chamando atenção nas ruas.
Ao Lado B, a radialista comenta que sempre atuou como influenciadora e que optou continuar fazendo isso. “Eu descobri o câncer no dia 20 de maio do ano passado. Na rede social eu dava dicas de moda e me comunicava como influenciadora de moda. Eu tive essas duas opções de continuar na rede social, trazer esse conteúdo ou me fechava. Só que escolhi a primeira opção, contei sobre meu diagnóstico e segui com o tratamento”, afirma.
Após ser informada sobre o câncer de mama, a onco influencer conta que recebeu outro duro diagnóstico. “Recebi um diagnóstico bem pesado e 30 dias depois descobri através de exames que estava com metástase. Meu caso estava bem grave”, diz.
O câncer, segundo a consultora de estilo, havia se espalhado para outras regiões. Em junho, Eliza começou a quimioterapia, que durou até 18 de novembro.
Neste ano, ela passou por cirurgia onde foi realizada a retirada dos ovários. “Como não é mais local, não é necessário mexer nas mamas e o médico achou que me beneficiaria uma cirurgia de controle hormonal tirando os ovários”, explica.
Agora, a profissional vive outra fase do tratamento de imunoterapia que será vitalício. “Agora a doença está estabilizada, não tenho mais atividade celular cancerígena onde o exame acusou no pulmão, fígado, axilas e mama. Clinicamente estou em remissão”, destaca.
Sobre a interação com o público nas redes, Eliza comenta que recebe muitas mensagens de pessoas que foram diagnosticadas com câncer e de outras falando que estão mais atentas em relação a exames.
“Eles (seguidores) me acompanham, me dão bastante força. Tem muitas mulheres que falaram: ‘Eliza com seu diagnóstico eu tô mais atenta com os exames e em não deixar mais pra depois. Outras que acabaram de receber o diagnóstico entram em contato comigo”, diz.
Desse contato foram criadas amizades que a radialista batizou de ‘onco friends’. Com outras mulheres, a influenciadora tem um grupo chamada ‘As Vencedoras’. O apoio, conforme ela, faz toda a diferença no cotidiano.
“Acaba que a gente vira uma irmandade, uma ajudando outra. Quando a gente descobre o câncer a gente fica sem rumo, parece que abriu um buraco que a gente não vai mais sair. Quando a gente começa a se conectar com outras mulheres, a gente começa a ter mais confiança, renovar a nossa fé”, ressalta.
O perfil dela no Instagram é @elizamontesoficial
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).