ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Comportamento

Organizar vida financeira é igual aquela conversa difícil no namoro

Ao se ver endividada, Jéssica procurou ajuda, não encontrou e decidiu criar um plano para controlar o ‘caos’

Por Aletheya Alves | 17/11/2023 07:59
Jéssica conta que, a partir de sua experiência, decidiu trabalhar ajudando outras mulheres. (Foto: Luana Chadid)
Jéssica conta que, a partir de sua experiência, decidiu trabalhar ajudando outras mulheres. (Foto: Luana Chadid)

Sabe quando você entende que diálogos são essenciais, mas ainda assim precisa ter aquela conversa difícil no relacionamento? Apesar da possível tensão, ser honesto muda muita coisa e conversar consigo mesmo e organizar a vida financeira para mudar os rumos segue a mesma lógica. Exemplo é a empresária e consultora financeira Jéssica Arruda, que deu uma guinada na sua trajetória desde que percebeu isso e agora trabalha ajudando outras pessoas no caminho.

Sendo filha de mãe empreendedora e de um pai que já foi bancário, ela narra que teve boas referências desde cedo. Depois, fez faculdade de Administração e cursos de especialização, mas, em suas palavras, a vida precisou ser seu estágio.

“Após a pandemia, me vi numa situação delicada: frustrada profissionalmente e endividada. Procurei ajuda profissional e não encontrei o que precisava”, conta sobre o momento complicado. Vendo o cenário, a empresária decidiu que ela mesma seria sua ajuda.

Revisitando as teorias que havia aprendido, ela narra que tomou coragem para mapear sua vida e começar a controlar o “caos”. “A partir disso, recuperei minha autoestima e fui atrás de construir uma nova realidade com mais estabilidade, menos estressante e com mais oportunidades para investir em meus objetivos pessoais e profissionais”.

Ao observar o que ganhou desde que conseguiu se organizar, Jéssica explica que também viu sua ansiedade e limitações sendo reduzidas. Para ela, recuperar o controle da situação fez com que sua autoconfiança retornasse.

Mapear sua vida financeira é o pontapé que vai nortear sua virada de chave. É como ter uma conversa séria no namoro: precisa ter honestidade, comprometimento e, ao final, fortalece os alicerces para um futuro mais seguro e promissor”.

Para a empresária, o fim do ano é um bom momento para se planejar novamente. (Foto: Luana Chadid)
Para a empresária, o fim do ano é um bom momento para se planejar novamente. (Foto: Luana Chadid)

Para exemplificar, Jéssica explica que gosta de usar a metáfora do cultivo de uma horta. Inicialmente, é necessário garantir que a base esteja sólida, sem ervas daninhas financeiras atrapalhando, ou seja, entender suas despesas e receitas.

Nesse caminho, é importante eliminar aquilo que não é necessário. “Depois, é hora de plantar as sementes do conhecimento financeiro, escolhendo estratégias que se alinhem aos objetivos de cada pessoa. Com o manejo adequado, regando com aprendizado contínuo, é possível ver essas sementes se transformarem em frutos de estabilidade e independência financeira”.

E, pensando no final de ano, a consultora defende que é um momento propício para refletir e se planejar. “Iniciar a organização financeira agora permitirá que as pessoas entrem no próximo ano com clareza de propósitos, metas bem definidas e novos comportamentos”.

Sobre sua vida, hoje Jéssica oferece serviços personalizados para ajudar na organização e planejamento de mulheres empreendedoras através da Aruanda Soluções. Estão inclusos a educação financeira, consultoria empresarial, aquisições com consórcio, estratégias de economia e investimentos, seguros patrimoniais e outras ferramentas que se enquadram na construção dessa nova vida financeira.

“A vontade (de ajudar outras mulheres) veio da minha própria jornada. Percebi que muitas enfrentam desafios parecidos e quase sempre por falta de educação financeira”, detalha a empresária Jéssica Arruda

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias