ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Pets e tutores brilham em ensaios que transbordam afeto e fofura

Desde 2017, Leiliane conduz ensaios que exploram relação de amizade e afeto entre os tutores e animais

Jéssica Fernandes | 10/09/2023 07:30
Pets são estrelas de ensaios feitos por fotógrafa desde 2017. (Foto: Leiliane Assis)
Pets são estrelas de ensaios feitos por fotógrafa desde 2017. (Foto: Leiliane Assis)

A paixão por fotografia e animais viraram uma só na vida de Leiliane Assis, de 32 anos. Desde 2017, a fotógrafa desenvolve o trabalho onde os gatos e cachorros são as verdadeiras estrelas de ensaios que transbordam fofura, diversão e amor.

Antes de 2017, a profissional descobriu a fotografia através das lentes de uma cybershot na época do fotolog. Conhecida como ‘colega das fotos’ na escola, Leiliane andava pra todo canto com a câmera, mas só depois da graduação que o hobby ficou sério.

“Após a faculdade e alguns cursos na área que passei a ver a fotografia de modo mais profissional, como uma oportunidade de trabalhar com algo que gostava e já fazia pra mim, como hobby mesmo. Em 2013 comecei a fotografar aniversários infantis e fui me apaixonando cada vez mais”, afirma.

Leiliane com o namorado Israel Cabral e os gatos Salém e Rudá. (Foto: Arquivo pessoal)
Leiliane com o namorado Israel Cabral e os gatos Salém e Rudá. (Foto: Arquivo pessoal)

O trabalho com os animais aconteceu naturalmente, sendo que os primeiros modelos foram os próprios pets de estimação. Leiliane fala sobre essa descoberta que até então estava longe de virar um dos seus principais trabalhos.

“Eu e minha melhor amiga Aline Caroline, que também nos conhecemos na adolescência, estávamos querendo fazer algo juntas e relacionado a pets por conta de sempre estarmos rodeadas deles. Eu já cheguei a ter 12 gatos e três cachorros em casa ao mesmo tempo. Ela também gostava de fotografia e numa dessas conversas veio aquele: ‘E se a gente fotografasse pets?". Começamos, fotografando os nossos mesmo e de alguns amigos”, comenta.

Nos últimos seis anos foram diversos os ensaios realizados pela fotógrafa. ‘Eternizando o melhor da vida com o seus pets’, Leiliane explica como funciona a dinâmica nos ensaios e o que acontece por trás das lentes da câmera.

A relação de afeto entre os pets e seus donos é capturada nas fotos. (Foto: Leiliane Assis)
A relação de afeto entre os pets e seus donos é capturada nas fotos. (Foto: Leiliane Assis)

“Durante os ensaios nosso foco está na diversão e aproveitar o momento. Família brincando com o pet, dando abraço, carinho, petisco, passeio no parque. Gosto de direcionar ações e fotografar de maneira mais espontânea mesmo”, destaca.

“Essa espontaneidade é responsável por render registros que capturam o afeto entre tutores e os pets. “Quando a pessoa está ali, no momento dela com o pet, é quando conseguimos as melhores e mais sinceras imagens  da troca de olhares e carinho com esses que são parte da nossa família. São momentos que geralmente a pessoa, sozinha, não consegue registrar apenas com o celular. É dar a oportunidade também de se enxergarem pelo olhar do outro”, fala.

Entre os trabalhos que fez, as pessoas, animais e histórias que conheceu, a fotógrafa cita um ensaio bastante especial. “Um ensaio que eu gosto muito e lembro com carinho é o da Luna, com a mamãe Yara. Yara estava com o pé enfaixado e mesmo assim não quis adiar as fotos, porque a cachorrinha já era de idade. Foi um ensaio super divertido com direito até a subir em uma árvore mesmo com o pé machucado”, recorda.

Alguns dos ensaios são feitos ao ar livre, como parques da cidade. (Foto: Leiliane Assis)
Alguns dos ensaios são feitos ao ar livre, como parques da cidade. (Foto: Leiliane Assis)
Ensaio da cachorra Luna com a tutora está entre os mais marcantes da carreira. (Foto: Leiliane Assis)
Ensaio da cachorra Luna com a tutora está entre os mais marcantes da carreira. (Foto: Leiliane Assis)

Depois de alguns meses, Leiliane recebeu a mensagem que a cachorrinha tinha falecido. As fotos feitas antes marcaram um momento importante que, segundo ela, traz mais significado ao trabalho e a importância de cada animal de estimação.

“Alguns meses depois recebi uma mensagem agradecendo novamente pelas fotos. ‘Depois de quase 14 aninhos, a Luninha nos deixou. Agora suas fotos vão trazer lembranças carinhosas da nossa companheirinha. Obrigada!’ Gosto dessa história por me lembrar do quão importantes são esses registros para cada família. Os pets vivem tão pouco tempo, fazem parte da nossa vida, parecem nos entender sem que a gente diga nada. São as lembranças que podemos carregar deles, de tantos momentos, mesmo quando não estiverem mais aqui”, pontua.

Quem quiser acompanhar o trabalho, o perfil profissional no Instagram é @melhoramigofoto

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias