Pietra antecipou festa para tratar câncer, mas não desistiu dos 15 anos
Jovem recebeu diagnóstico de câncer e antecipou a festa devido às sessões de radioterapia
Para o aniversário de 15 anos, Pietra Fernanda só queria comer churrasco e aproveitar a tarde na piscina. Ao lado da família e amigos, ela conseguiu ter a celebração que sonhava e viver um dia especial. Com tema de galáxia, a festa foi antecipada em uma semana devido ao início das sessões de radioterapia da jovem.
Diagnosticada com câncer na região do tórax em junho de 2021, Pietra já concluiu a quimioterapia e agora, segue para a próxima etapa do tratamento. “Como eu queria uma festa, decidimos antecipar, porque a partir de semana que vem, começo a radioterapia”, diz.
Em razão disso, ela deve parar de comer determinados alimentos, como a amada carne assada, e evitar ficar exposta ao sol pelos próximos meses. Na festa de aniversário, Pietra quis unir as coisas que gosta e aproveitar todas elas sem maiores restrições.
Conforme Tatyana Marçal, 35 anos, um espaço com piscina foi alugado e as pessoas mais próximas foram convidadas para prestigiar os 15 anos da filha. “Chamamos os familiares mais próximos, fizemos um churrasco, porque ela gosta muito e alugamos um espaço com piscina”, fala.
Animada, Pietra fala que a celebração foi do jeito que desejava e com um tema que gosta bastante. “Tinham os amigos que eu queria, a piscina e a decoração de galáxia. Pedi para fazer, porque é algo que gosto”, afirma.
Descoberta do câncer - No dia que precisou ser encaminhada ao hospital, Pietra estava sofrendo com crise de tosse e sentindo falta de ar. Após testar negativo para covid-19, o médico realizou uma tomografia, pediu novos exames e internou a jovem.
Esse período, conforme Tatyana, foi um dos mais delicados que passou. “Quando saiu a tomografia, ele mandou ela direto para a UTI, explicou que apareceu uma massa na tomografia, mas que iria fazer biópsia. Foram os três dias mais longos”, conta.
Depois do diagnóstico de câncer ter sido confirmado, Pietra relata que ficou assustada e preocupada com as próximas etapas. “Foi um susto, não sabia o que iria acontecer a partir dali, porque câncer e o tratamento não é fácil”, diz.
Pouco a pouco, ela passou a responder de forma positiva às sessões de quimioterapia. Enquanto espera começar a radioterapia, Pietra aproveita o tempo para jogar videogame, que é algo que gosta muito.
Quando concluir a radioterapia, a primeira coisa que Pietra planeja fazer é curtir as férias na praia. Apesar de não ter definido o destino, ela escolheu a região do Nordeste para voltar a visitar.
Curta o Lado B no Facebook e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.