Por cerveja gelada e barata, até fãs de Bolsonaro e Lula sentam na mesma mesa
Estabelecimento na região central da Capital virou ponto de encontro de quem busca um lugar tranquilo para relaxar e descontrair
Sucesso entre as mais variadas tribos, uma conveniência na região central da Capital provou o poder da cerveja gelada e barata. Graças ao preço bom, ela é capaz de reunir os mais diferentes tipos de pessoas no mesmo lugar, em completa harmonia.
De acordo com um dos sócios, José Fábio dos Santos, a convivência dos clientes é tão impressionante que já gerou situações inacreditáveis. "Já vi uma mesa com defensores do Jair Bolsonaro e outros do Lula, e a conversa foi tranquila a noite toda", conta, ainda surpreso com o fato que parecia até impossível.
O nome da conveniência não poderia ser mais apropriado: Toka dos Amigos. na Rui Barbosa. Todos os dias, as mesas lotadas se alastram pela calçada, com homens e mulheres de diversas idades e classes sociais, grupos de nerds, motoqueiros, LGBT's, gente de direita e esquerda, amigos do futebol, fãs de rock, sertanejo e tantos outros.
"É um lugar eclético. O importante é ter respeito e educação com todo mundo, porque tendo cerveja e bom atendimento, as pessoas vêm", opina Alisson Erasmo, funcionário público de 40 anos que frequenta o local há meses.
Ali, é possível comprar um litro de cerveja por R$ 5,00.
Uma das primeiras a descobrirem o espaço foi a estudante Cristhiane Gregório, 29, atraída pelo custo-benefício.
Aos poucos, ela foi apresentando a conveniência aos amigos, mas foi depois de colocar o estabelecimento no aplicativo de celular Litrão Go que viu o movimento triplicar. "É um aplicativo que mostra os melhores preços de cerveja pela cidade", explica. "Eu cadastrei lá e depois de alguns dias começou a encher muito aqui, com todo tipo de gente".
Para Rafaela Spagnollo, 27, a mistura de estilos não é problema. "De vez em quando rola interações com pessoas que você normalmente não conheceria, e é muito tranquilo e interessante", comenta.
Os sócios da conveniência, que são irmãos, dizem que o segredo é receber todos os clientes com igualdade e braços abertos.
"Graças a Deus temos uma grande diversidade aqui e nunca teve problema, porque não é festa, não é balada, as pessoas só vem pra beber uma cerveja mesmo, e a maioria acaba se tornando amigos", ressalta José Adevir dos Santos.
"A gente deixa todo mundo escolher a música, as pessoas ficam bem à vontade, independente da posição política, se é gay, heterossexual, dos gostos pessoais ou qualquer outra coisa", complementa José Fávio.
A Toka dos Amigos abre das 8h da manhã e até às 2h, durante os dias de semana. Na sexta e sábado, o funcionamento é 24 horas, e no domingo, até às 00h30min. "E se for um cliente que a gente já conhece, atendemos fora do horário também", lembra José Adevir, fazendo jus ao nome do seu estabelecimento.