Privilégio da família é encontro de Helena com trisavó de 106 anos
Na família formada majoritariamente por mulheres, a pequena Helena é mais uma que chegou para alegrar a casa
O encontro de gerações é celebrado e visto como privilégio na casa de Isabela Pezarini, de 30 anos. Com família formada majoritariamente por mulheres, ela viveu o momento único de presenciar o encontro da primeira filha com a matriarca da família de 106 anos. A foto da pequena Helena Pezarini Gomes, de 9 meses, com Laura Brandão é um desses registros que encantam.
Para além do encanto tem quem fique impressionado com o contato entre trineta e trisavó. Isabela fala sobre a surpresa que muitas pessoas têm quando sabem da história de Helena e Laura. “Todo mundo pra quem a gente fala fica surpresa porque ter uma bisavó e na idade dela. No dia do batizado até o padre falou assim: acho que o primeiro batizado que faço que a nenê tem trisavó”, conta.
As reuniões acontecem em momentos únicos como o batizado e datas comemorativas, pois parte da família vive em Campo Grande e a outra fora de Mato Grosso do Sul. A mãe de Helena e a avó Iamara Pezarini, de 57 anos, estão na Capital, enquanto a bisavó Maria José, de 77 anos, e Laura estão em São Paulo.
Não foi possível conhecer Laura devido a distância, mas a fonoaudióloga e a mãe fazem um belo retrato de como é a matriarca da família, que passou dos 100 anos. “Ela é super lúcida, ela está fraquinha e um pouco surda pela idade, mas é só. Ela não tem nada, come super bem, adora uma piada, gosta de conversar. Ela é super animada”, conta Iamara.
Fora adorar bater um papo, ser devota e amar comer um docinho de vez em quando, Laura é completamente apaixonada pela trineta. Nem a distância separa as duas, que estão sempre se vendo através de videochamadas e fotos.
Antes mesmo de Helena nascer era grande a expectativa para que o encontro entre gerações fosse possível. “Quando a Isabela engravidou a gente ficava na torcida para que desse tudo certo”, afirma Iamara. Após dar à luz em dezembro do ano passado, Isabela comenta que não esperou muito para poder levar a primeira filha até São Paulo. “Ela nasceu aqui e assim que completou dois meses eu levei. Eu falei: ‘Vou levar porque se eu ficar enrolado para levar vai que não consegue ver’. Aí deu certo de ir mais vezes, ela foi umas três vezes”, destaca.
Perto de completar o primeiro ano de vida, Helena mal sabe a alegria que desperta na família toda. Primeira trineta, neta e filha, ela é uma das poucas pessoas que vai poder dizer que conheceu a trisavó. Isabela define essa oportunidade que a filha tem numa única frase. “É um privilégio não é pra qualquer um”, fala.
O desejo da fonoaudióloga é poder compartilhar um pouco de tudo que aprendeu com Laura, que é um exemplo de união. Na família que tem muita mulher, Helena é mais uma que chegou para somar e trazer alegria para casa.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: