Após pegar covid-19, engenheira cria camiseteria com parceria de artistas
Após pegar covid-19, engenheira eletricista se reinventou com loja virtual e procura artistas para assinarem estampas
![Após pegar covid-19, engenheira cria camiseteria com parceria de artistas Após pegar covid-19, engenheira cria camiseteria com parceria de artistas](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/06/16/282nqzpa05q8g.jpg)
Depois de se curar da covid-19, Alyne Romeiro resolveu se reinventar e criou a “Joy T-shirteria”, uma loja virtual de Campo Grande. A proposta é ajudar os artistas a continuarem os trabalhos, transformando arte em estampas divertidas de camisetas para vendas on-line. A parceria é uma alternativa daqueles profissionais que buscam oportunidade, principalmente nessa época de pandemia.
“A pandemia prejudicou tudo para todos, e por isso a Joy surgiu. Foi um ‘insight’ que tive, pois peguei covid-19 em abril e me afastei”, lembra. Aos 34 anos, Alyne é engenheira eletricista e relata que sempre gostou de roupas diferentes.
“Sempre procurei camisetas diferentes, por isso pensei em algo exclusivo e acessível. E sobre os artistas, vi várias reportagens informando que eles não estão podendo expor suas artes, então pensei em chamar para uma parceria para estamparem seus trabalhos nas camisetas”.
![Após pegar covid-19, engenheira cria camiseteria com parceria de artistas Após pegar covid-19, engenheira cria camiseteria com parceria de artistas](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/06/16/1j7xmluagisc4.jpg)
Desde março deste ano, muitos artistas tiveram que se virar nos 30 para dar seguir trabalhando. Para evitar a propagação do vírus, a cidade entrou em quarentena, evitando a realização de eventos presenciais. A situação prejudicou vários profissionais independentes, que costumavam expor suas artes para sobreviverem.
O momento é delicado, e por isso, os artistas precisam buscar formas para se reinventar e não serem tão afetados com a crise financeira provocada pela covid-19. Pensando em tornar a camiseteria uma alternativa de renda, Alyne propõe aos profissionais fazerem suas artes e estamparem os desenhos em camisetas, criando modelos exclusivos para vendas.
O valor da venda será repassado ao profissional que disponibilizou seu trabalho para a peça. É uma maneira de fazer com que o trabalho fique ainda mais conhecido entre os moradores da Capital.
“A primeira produção começou no dia 5 de maio, criei catálogos no dia 25 daquele mês. A ideia é ter uma t-shirt do seu jeito, por isso temos mais de 500 opções de estilos, estampas de camisetas personalizadas”, conta Alyne.
As camisetas são feitas sob encomendas e os valores são cerca R$ 79,90. “É uma arte que ninguém mais vai ter”, destaca Alyne sobre uma das vantagens dos produtos.
![Após pegar covid-19, engenheira cria camiseteria com parceria de artistas Após pegar covid-19, engenheira cria camiseteria com parceria de artistas](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/06/16/236sf6yjxnz4o.jpg)
Recentemente, ela fez parceria com a personalizadora, Rafa Dobrellet, artista de HandLettering, que faz telinhas, desenhos, balões, plaquinhas, paredes, e agora passou brincar com a criatividade para colocar frases nos tecidos. Outra parceira é a artista visual, Giselle Zaramella Freire.
“É importante quando a gente recebe pedido de parceria, pois se sente valorizado. Sabemos que em Campo Grande, o campo artístico não tem muita visibilidade. A arte é vista como algo supérfluo, não é algo que as pessoas acreditam que precisam. Contudo, na pandemia muitos estão consumindo a arte como todo, e é um momento para retornar o olhar a si mesmo”, diz Giselle.
![Após pegar covid-19, engenheira cria camiseteria com parceria de artistas Após pegar covid-19, engenheira cria camiseteria com parceria de artistas](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/06/16/2744ixihcvggc.jpg)
Os trabalhos de Giselle baseiam-se no mundo das fantasias e até fanart, com personagens. “Me inspiro em retratos de fantasias, fadas, elfos, heróis. Comecei a mexer com ilustração porque sou escritora e queria retratar meus personagens”.
Ela relata que as encomendas cresceram nos últimos meses. “Tem sempre alguém querendo dar algo personalizado e diferente”. Os pedidos geram satisfação e a sensação de que o trabalho da artista realmente tem utilidade. “Antes usava a arte como hobby, mas me faz bem trabalhar com a arte e saber que estou podendo levar isso para as pessoas”, afirma.
Além dos pedidos, Giselle também relata que aumentou o número de pessoas que querem saber mais sobre seu trabalho. “Saber quais materiais uso, como faço o trabalho, como aprendi, quais os cursos que tem que fazer. É legal ver que as pessoas esperam encontrar na arte mais que o senso comum acreditava”, destaca.
Os artistas interessados em participar da parceria com a Joy T-shirteria pode entrar em contato com Alyne Romeiro através do perfil da loja virtual no Instagram @joyt.shirteria.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Confira a galeria de imagens: