Cabeçudinhos e fofos, bonecos de vinil são mania cara entre colecionadores
Hobby também exige tempo; Marcos gasta cerca de 2 horas diárias de olho no computador em busca de novidades e itens que ainda não fazem parte da coleção.
Cabeçudinhos, os bonecos de vinil conhecidos como Funkos Pop são como caricaturas fofas dos personagens de séries, livros, quadrinhos e filmes. Inicialmente, a ideia era produzir brinquedos temáticos e cheios de nostalgia, mas hoje o estilo toma conta das prateleiras, de shoppings a camelódromo, e faz parte da coleção de qualquer fã de cultura pop.
Marcos Maravieski, aos 35 anos tem uma coleção de cerca de 350 cabeçudinhos comprados desde 2014. Para ele, o grande segredo está na variedade de edições, a chance de ter na estante tanto os personagens principais da série favorita, como os secundários. Algumas edições representam, inclusive, personagens que não passaram mais de 6 segundos na tela, mas chamaram a atenção do público.
Garimpar na internet é o melhor jeito para encontrar a maior variedade Funkos com preço mais em conta, eles estão em todos os lugares, desde vendedores especializados no Mercado Livre até em lojas maiores como Submarino, Saraiva, Amazon e Americanas. Em alguns casos o frete encarece bastante o produto, então o ideal é avaliar as opções e ficar de olho nas lojas da cidade para fazer a comparação.
Atualmente, Marcos gasta cerca de 2 horas diárias de olho no computador em busca de novidades e itens que ainda não fazem parte da coleção. Para ele, a grande "sacada" nesse universo é participar de grupos de colecionadores, lá é possível encontrar aquele Funko que está no radar há muito tempo por preços legais e trocar experiência com quem já entende do assunto.
É possível encontrar Funkos a partir de R$ 60,00 dependendo da edição e da raridade, existem muitas cópias no mercado até na mesma faixa de preço e muito parecidas com os bonecos originais, por isso é importante prestar muita atenção na hora fazer a compra. A dica de Marcos é procurar pelo computador, como a tela é maior que a do celular, é mais fácil observar os detalhes.
Conferir o código alfanumérico localizado embaixo da caixa, é a primeira coisa para garantir a autenticidade do boneco. Em algumas coleções ele pode ser em alto relevo ou uma etiqueta. Também é recomendável comparar Funkos da mesma série e identificar as semelhanças na embalagem e nos produtos.
Esses mesmos códigos estão na sola do pé dos Funkos, em branco, mas é possível dizer que um boneco é original só por isso, já que as réplicas mais recentes também trazem esses códigos.
Imagens na parte de trás da caixa normalmente mostram a linha de bonecos que fazem parte daquela série, muitas vezes essas imagens ficam "pixeladas" e observar a qualidade da impressão ajuda a diferenciar as cópias.
As cópias, apesar de muito parecidas, não são perfeitas, então é comum achar diferenças sútis. Às vezes, são detalhes na escultura que passam despercebidos, às vezes é a cor em um tom mais claro ou mais escuro que o original. Assistir resumos no Youtube que analisam os lançamentos ajuda a entender essas diferenças e evitar comprar falsificações.
Conservar e manter 350 bonecos de vinil limpos não fácil, Marcos prefere deixar a maior parte da coleção nas caixas que já tomaram conta das paredes, mas alguns personagens ficam expostos na prateleira e para evitar que a sujeira danifique a tinta, ele diz que a melhor maneira é usar um pincel de cerdas retas seco para tirar a poeira.
Muito de vez em quando uma escova de dentes de cerdas macias e detergente neutro, caso o calor e a poeira deixam o plástico uma um aspecto grudento, em último caso também existe a necessidade de usar pasta de dente branca para clarear a pintura que escurece com o tempo.
No vídeo abaixo Marcos apresenta alguns Funkos de destaque na coleção e conta um pouco mais sobre eles.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.
Confira a galeria de imagens: