Fofas, camas para pets viram negócio certeiro para o marceneiro terena Gideão
Especialista em fazer arte com madeira, Gideão da Costa França, de 44 anos, largou a enfermagem por gostar mais do ofício que aprendeu observando o avô e o pai terena, que faziam móveis e artigos decorativos, sem usar máquinas, numa época bem diferente da atual. Foi por amor que ele alugou um antigo imóvel na Júlio de Castilhos e descobriu que produzindo o diferente chamava atenção. Basta olhar a fachada da loja para ver as camas fofas para pets.
Ele começou fazendo painéis e adegas, móveis para pendurar em geral. Passou a inovar quando colocou pequenos sofás à venda, para as crianças brincarem de boneca. Mas mesmo com o apelo aos pequenos, Gideão vendia muito pouco.
“Fui pesquisar na internet outras coisas. É ali que eu pego minhas referências. Vi que existem vários modelos de casinhas e sofás para cachorros e gatos. Tentei fazer, fui testando modelos, e hoje é meu foco aqui na loja”, diz ele.
Gideão notou que para os clientes, os bichinhos de estimação são como filhos e, por vender a um preço bem abaixo do comercial, os tutores dos animais se disponibilizam até mesmo a ir do outro lado da cidade buscar a cama ideal para o filhote de quatro patas.
A maioria dos modelos conta com colchão e a estrutura pronta de madeira e cabeceira – nesta parte, inclusive, Gideão faz a graça de entalhar um osso. Os tamanhos variam e os preços também, mas custam a partir de R$ 40,00 até R$ 200,00.
Elas são feitas com paletes de madeira pinus ou cedro. "Precisa ser forte para aguentar o peso dos pets".
Outros modelinhos contam com uma dose extra de criatividade, como é o caso dos beliches, com escada, das prateleiras para os felinos e até mesmo tocas e casas baú de madeira. “E eu reformo os móveis antigos das pessoas. Agora mesmo estou tentando fazer um armário que se transforma em uma espécie de cômodo só para os bichanos”, completa Gideão.
O negócio deu tão certo que sua esposa precisou entrar no jogo também.Thays Guimarães de Oliveira, de 25 anos, já Sabe todo os passo a passo da produção e é quem cuida dos tecidos das camas, além de toda a parte empresarial da loja.
Com peças já no exterior, Gideão quer abocanhar o mundo virtual, disponibilizando suas criações no Mercado Livre. Ele também quer reformar a loja física para deixar apenas suas obras expostas, além de trazer o artesanato terena para compor os produtos. “Vou tirar as máquinas daqui e fazer uma oficina ali nos fundos, aí essa parte fica só para expor”.
Tem uma ideia diferente ou quer conhecer o trabalho de Gideão? A Ge-Artes fica na Avenida Júlio de Castilho, próximo a Subway. Para entrar em contato com ele ligue (67) 992920365.