Para fugir da ansiedade, Patrick fala tudo o que pensa em caneca
As frases motivacionais com tom de humor carregam aquilo que muita gente sente vontade de dizer
Ao bater o olho rapidamente, pode até parecer que as frases escritas nas canecas foram impressas. Mas, na verdade, a caligrafia nelas é um trabalho minucioso feito à mão por Patrick de Alencar, que começou a praticar a arte do lettering em canecas de porcelana para canalizar suas emoções e ‘fugir’ da ansiedade.
Com frases do tipo "Como pode eu, uma coisa tão linda, passar por tanto perrengue?" e "Não quero soluções, quero reclamar", as frases vão desde as motivacionais até as de teor mais humorístico e sarcástico, e algumas até contendo indiretas.
Patrick conta que é formado em Administração e que, atualmente, trabalha no controle de qualidade de uma empresa. A história com as canecas começou em uma sala de terapia. "Comentei com a minha psicóloga que queria começar um hobby, um passatempo para ocupar a mente, porque sou bastante ansioso".
Como ele sempre teve vontade de trabalhar com algo relacionado ao artesanato, decidiu unir o útil ao agradável e começou a buscar referências na internet do que poderia fazer, até que encontrou uma loja de canecas artesanais que estava oferecendo mentoria para quem quisesse começar do zero no ramo.

Mas, antes mesmo de iniciar as aulas, Patrick conta que, na ansiedade do momento, acabou pensando e desenvolvendo todos os detalhes para começar um negócio.
"Sempre gostei da cor verde e suas tonalidades, além da simbologia do trevo de quatro folhas, que remete à sorte. Essa combinação acabou definindo a identidade. Fiz a arte no Canva, mandei confeccionar cartões de visita e etiquetas e comprei os materiais necessários, incluindo canecas de porcelana específicas para personalização", destaca.
Por sorte, o negócio deu certo e se tornou uma atividade que auxilia o artesão a trabalhar seu "equilíbrio interior". "Quando estou personalizando minhas canecas, me desligo de tudo. É um momento de paz em que me concentro apenas na escrita e no trabalho manual", diz.
Suas criações, inclusive, já foram parar fora do país. "Teve caneca que foi parar em Orlando, nos Estados Unidos. Não acreditei na hora que vi o story", comenta.
As canecas têm capacidade de 330 ml, são feitas de porcelana branca e decoradas com frases. Os clientes podem escolher entre as frases disponíveis no feed do Instagram de Patrick ou sugerir uma frase personalizada. As canecas custam R$ 40, e, para quem quiser incrementar o pedido, Patrick também vende mini coadores de café por R$ 20 a unidade.
As encomendas são feitas pelo direct do Instagram @trevocgr.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.