ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 23º

Consumo

Pesquisador da UFGD cria suplementação capaz de substituir refeição

Proposta oferece porções individuais, como alternativa prática e de fácil transporte

Idaicy Solano | 24/02/2022 12:20
Doutorando em biotecnologia e biodiversidade da UFGD, Alex Santos Oliveira, criou refeição instantânea. (Foto: Reprodução)
Doutorando em biotecnologia e biodiversidade da UFGD, Alex Santos Oliveira, criou refeição instantânea. (Foto: Reprodução)

Em garrafas de 300ml, doutorando em biotecnologia e biodiversidade pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) conseguiu desenvolver uma refeição rápida e individual dissolvida em água ou leite, que pode substituir uma das refeições do dia de forma saudável e instantânea. O projeto foi contemplado pelo Programa Centelha, da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e recebeu aporte financeiro para execução.

Alex Santos Oliveira, idealizador do projeto, conseguiu concentrar em garrafas de 300ml um "blend" de carboidratos, fontes de proteínas e lipídios, que substituem de forma saudável uma das refeições do dia. "Nosso produto será enriquecido com creatina e taurina. Em conjunto, irão promover o aumento da capacidade de trabalho muscular e eficiência da síntese proteica, favorecendo o ganho de massa magra, força e desempenho", explica Alex. Basta misturar as poções individuais em água gelada ou leite, que já estará pronta para o consumo.

O pesquisador justifica a iniciativa como uma nova alternativa alimentar baseada em uma pesquisa realizada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que aponta que 40% dos brasileiros não preparam suas próprias refeições em decorrência dos afazeres do dia a dia.

Consumidor específico – O público alvo são praticantes de atividades físicas e atletas, que tem mais propensão a buscar por um estilo de vida saudável. Ele aponta o crescimento das pessoas interessadas em praticarem atividades físicas e adotarem rotinas mais saudáveis. "Neste sentido, um produto no mercado que facilite as pessoas a se alimentarem melhor se torna interessante”, justifica.

Inicialmente, o pesquisador pretende atingir o mercado sul-mato-grossense, para então expandir o projeto e atingir o mercado nacional. Alex destaca que apesar de existirem muitos produtos no marcado com a mesma proposta, o diferencial é que ele oferecerá porções individuais, como alternativa prática e de fácil transporte.

Nos siga no Google Notícias