Projeto ressalta beleza feminina com fotos delicadas de mulheres nuas
As fotos são feitas ao ar livre, em locações pouco convencionais que tenham a presença da natureza ou no alto de prédios em um grande centro como São Paulo. O figurino é quase zero e como as fotos são sensuais, na maioria as mulheres estão nuas, porém, tudo com muita descrição.
Com uma linguagem sensual, os projetos “Mulher urbana” e “Retratos femininos” do fotógrafo Marlon Ganassin, de 34 anos, buscam retratar a beleza feminina de maneira natural. Pouca roupa, pouca maquiagem e muita interação com o ambiente.
A ideia é fazer fotos de mulheres consideradas "comuns", não modelos, que estejam interessadas em registrar a sensualidade com naturalidade, uma proposta diferente das tradicionais fotos de estúdio para aquelas que estão afim de se admirar. Segundo Ganassin, as clientes têm na foto um estímulo para a autoestima e uma maneira de se valorizarem. "Elas se sentem mais belas após os ensaios, este é o principal motivo por me procurarem para esse trabalho", conta.
A clientela tem de 25 a 30 anos e quer guardar uma recordação dessa fase de amadurecimento pessoal. As fotos são feitas em fazendas, beiras de estradas e rios. ”Em princípio elas acham que é loucura fazer fotos sensuais em locações diferenciadas, mas quando começam a ver os resultados se soltam e acabam gostando”, completa o fotógrafo.
Marlon descreve que a ideia é valorizar a mulher e transformar a fotografia em arte. Fazer poesia com as imagens com bom gosto, quebrando o tabu de que fotos nuas precisam ser vulgares. O trabalho que pretende valorizar a beleza natural das mulheres, quase não envolve roupas, no máximo camisas soltas de tecidos leves e a maquiagem é a mais sutil possível.
“Às vezes as clientes chegam com a ideia de fazer um sensual mais antigo e produzido. Eu apresento o meu trabalho e elas preferem”, diz. Ele sustenta que a maioria das mulheres ainda buscam fotos mais conservadoras, mas com a conversa resolvem optar pelo projeto.
Durante o ensaio, Marlon conta que conduz e conversa, para que as fotos tenham um tom leve, delicado e natural. E principalmente para agradar a personalidade da cliente.
Nas fotos, elas parecem à vontade, em poses que deixam o nú apenas como composição da foto. Deitada entres folhas secas, brincando com a água do rio ou abrindo uma janela rustica, os registros seguem um padrão, apesar de respeitar a individualidade das clientes. Os ensaios são feitos a partir de R$600, sem limites de fotos.
Outra marca do trabalho do fotógrafo são as coroas de flores. O acessório, segundo ele, ajuda a passar a mensagem de delicadeza. Os dois projetos de Marlon trabalham com os extremos. No final do ano, ele foi para São Paulo dar início as fotos do tema "Mulher Urbana", que usa prédios e um visual predominante cinza para compor a imagem. Já o "Retratos Femininos" explora as belezas do Estado, com muita natureza para a construção de fotos mais rústicas.
De formação, Marlon é enfermeiro, mas o amor pelas lentes virou profissão e ele já trabalha com fotos há mais de 8 anos. “Comecei fotografando motores para laudos do Detran em São Paulo, de uma hora pra outra comecei a comercializar câmeras amadoras pela internet, aos poucos fui comercializando câmeras profissionais. Assim foi surgindo o amor pela fotografia, no último ano da faculdade de Enfermagem. Vim para Campo Grande a passeio, pra passar apenas 15 dias, tive minha primeira experiência com fotojornalismo e não parei mais”, conta.