Bráulio Bessa volta a Campo Grande para falar da poesia que transforma
Poeta, cordelista e escritor, Bráulio Bessa fará palestra gratuita na Feira Central
O poeta, cordelista e escritor Bráulio Bessa fará palestra em Campo Grande sobre "A essência e poesia que transformam pessoas e lugares". Sua apresentação abre a programação da 19ª RuralTur, feira de turismo rural promovida pelo Sebrae com entrada gratuita, que será realizada de 12 a 14 de dezembro na Feira Central.
Na palestra, Bráulio vai compartilhar reflexões profundas sobre o poder das palavras e da poesia para transformar vidas e lugares. Durante sua apresentação, ele apresenta uma série de observações e experiências, a começar pela sua história: um nativo do interior do Ceará que criou um movimento virtual de divulgação da cultura nordestina, tornando-se um dos empreendedores sociais mais importantes do país, e sem precisar deixar sua terra natal.
Bráulio esteve em Campo Grande em 2018 com uma palestra cativante e cheia de energia durante a premiação da Noite da Poesia, promovida pela União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o poeta destacou que “todo mundo é capaz de ver poesia em tudo, basta olhar com os olhos da alma”.
Coincidentemente, o poeta se apresentou por aqui naquele ano um dia depois do “Dia do Nordestino” e dois dias após o resultado do 1º turno das eleições de 2018, em que surgiu uma onda de ataques ao povo do Nordeste, até mesmo de Campo Grande. Mesmo assim deixou uma mensagem cheia de resistência e até elogiou um dos poucos movimentos de Campo Grande que faz uma leitura crítica da cidade, o “Slam Campão”, uma batalha de poesias onde cada competidor declama seus poemas, com uma rebeldia que luta para vencer o preconceito, a repressão e a burocracia.
Nascido em Alto Santo, no interior do Ceará, a três horas de Fortaleza, o artista é filho e neto de costureiras, de uma criação que não ensinou a mentir, muito menos esconder a cultura do seu povo. Por isso, se tornou um “poeta de cangote grosso”, define. “Não me dobro, não me curvo, falo mesmo o que eu penso. O atrevimento é característica do poeta, o cabra (ser humano) quando pega uma caneta para fazer poesia ele sempre é um atrevido, e continuo acreditando muito nisso como poder transformador”, disse ao Lado B naquele ano.
O poeta se apresentará no dia 12 às 20h. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer inscrição pela internet (clique aqui).
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.