Brincadeira é passo essencial para aproximar a criançada dos livros
Feira Literária de Bonito reservou parte da programação para aproximar crianças da literatura
A Feira Literária de Bonito (Flib) teve início nesta quarta-feira (3) e seguirá até sábado (6), com chance para adultos se encantarem com grandes escritores, mas também com espaço para as crianças se aproximarem do mundo da leitura de uma forma lúdica e envolvente.
Logo nas primeiras horas da manhã, a praça central de Bonito foi tomada por crianças de diversas escolas municipais, que se dividiram em grupos para participar das atividades distribuídas por diferentes pontos do evento.
Uma das atividades mais aguardadas foi a apresentação teatral do Grupo Casa, intitulada "Uma Dupla de Cores". Fabiana Silva Aquino, de 42 anos, professora do Colégio Manoel Inácio de Farias, estava presente com sua turma do Ensino Fundamental 1 e destacou a importância do evento. "É um momento de muito aprendizado, onde envolve a cultura, o conhecimento de uma forma prática. Acaba sendo uma experiência única para cada um deles. Muitos deles não têm oportunidade de vir com a família. Então a escola tem essa abertura de trazê-los para que contemplem esse momento”, explicou a professora.
A professora Fabiana ressaltou que a feira é uma oportunidade de aprendizado fora da sala de aula e que muitas crianças só têm essa chance através da escola. Mesmo com o trabalho de monitorar sua turma, Fabiana também aproveitou o evento, mostrando que a experiência é enriquecedora para todos, inclusive para os adultos.
Ao lado da apresentação teatral, uma oficina de brinquedos coordenada por Ramona Rodrigues atraiu a atenção dos pequenos. Ramona, produtora cultural com mais de 30 anos de experiência, combinou sua paixão pelo teatro com as artes manuais. "Já faço isso há muitos anos e eu sou mesmo do teatro que trabalha com todas as artes. As brincadeiras tradicionais sempre utilizei nas oficinas de teatro", disse Ramona. Ela trouxe quatro tipos diferentes de brinquedos para serem montados, um a cada dia da feira. O brinquedo do dia foi o barangandão arco-íris, que encantou as crianças.
Lívia Ortega de Oliveira, de 10 anos, foi uma das crianças que participou da oficina de brinquedos e criou seu próprio barangandão. "Foi bem fácil fazer porque é só escolher cinco fitas e amarrar bem", contou animada. Lívia já havia participado de atividades semelhantes antes e mencionou que gosta tanto dos brinquedos quanto das apresentações.
A praça estava repleta de crianças, correndo de um lado para o outro e fazendo fila para participar das atividades. A interação dos alunos com as atividades foi intensa e contagiante, mostrando o sucesso da feira em atrair a atenção e o interesse dos pequenos.
A Tenda Flibinha, um espaço exclusivo para as crianças, promete ser um dos pontos altos do evento, oferecendo atividades especialmente pensadas para elas. A tenda estará aberta ao público todos os dias, das 10h às 14h e das 16h às 20h, proporcionando um ambiente onde a brincadeira e a leitura se encontram de forma mágica.
Quem quiser ver a programação completa da feira clique aqui.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.