ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Carnaval de rua vai ser cheio de regras na Capital

Em coletiva, produtores culturais, PMMS e Agetran anunciaram as medidas para a folia em Campo Grande

Jéssica Fernandes | 15/02/2023 18:36
Carnaval de rua vai ser cheio de regras na Capital
Coletiva de impressa realizada nesta quarta-feira (15) com a presença de representantes do bloco, PMMS e Agetran. (Foto: Kísie Ainoã)

Os foliões que estão animados para curtir os bloquinhos, que começam a partir de sexta-feira (17) e seguem até terça-feira (21), precisam ficar atentos às novas medidas deste ano. Objetos proibidos, pontos de entrada, saída dos blocos na região da Esplanada Ferroviária e interdições na rua são alguns dos pontos que marcaram a coletiva realizada nesta quarta-feira (15).

Na ocasião estiveram presentes produtores culturais, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O coronel Emerson de Almeida à frente do CPM-PM/MS (Comando de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) anunciou que dois protocolos serão seguidos pela primeira vez no Carnaval em Campo Grande. Para dar conta do recado, a PMMS colocará mais 150 policiais na região.

“Todo local de evento onde tenha médio ou grande público vamos fazer um fechamento especial do local para ter controle de acesso das pessoas. Dois acessos serão colocados para o folião, o primeiro na Calógeras com Antônio Maria Coelho e o segundo na Mato Grosso entre a Treze e a Catorze. Serão dois locais onde o folião vai conseguir acessar a Esplanada, os demais terão bloqueios, fechamentos e orientação”, explica.

Carnaval de rua vai ser cheio de regras na Capital
Coronel Emerson de Almeida destaca as medidas de segurança para Carnaval 2023. (Foto: Kísie Ainoã)

A segunda medida, conforme o coronel, implica no controle de acesso de objetos. Nos blocos não será permitida a entrada de gelo em cubo, barra ou triturado, garrafas de vidro, estandartes e qualquer outro material que possa ser usado como arma. “Dentro desses dois portais teremos seguranças que vão estar fazendo a intervenção”, afirma.

Sem ‘after’ na rua - Os horários de encerramento da festa e dispersão do público foram outro tópico explicado na coletiva. Especialmente na sexta-feira, a festa começa mais tarde, às 17h com o bloco Farofolia. No sábado, domingo, segunda e terça-feira, a partir das 15h, os demais bloquinhos tomam conta da rua.

O encerramento da festa está previsto para ocorrer às 23h nos cinco dias. A previsão é que às 23h30, o espaço seja liberado para o início da limpeza. É o que comenta Vitor Samudio, do Capivara Blasé.

Carnaval de rua vai ser cheio de regras na Capital
Silvana Valu comenta que Carnaval na Capital segue a linha 'matinê'. (Foto: Kísie Ainoã)

“Todos os blocos vão encerrar às 23h, porque a gente entende que aquele local é uma área residencial onde há moradores. A dispersão dura em torno de 30 minutos. Então, neste ano encerrando às 23h, acredito que dentro da esplanada até 23h30 teremos o espaço vazio para que logo em seguida a Solurb entre com a limpeza”, fala.

De acordo com a criadora do Cordão Valu, Silvana Valu, a programação de início e término da folia foi determinada pelos responsáveis dos blocos. “Os blocos chegaram a esse entendimento de que o que a gente faz é uma matinê, não temos condições de levar o Carnaval até de madrugada por conta de segurança. A gente gosta de brincar de Carnaval durante a matinê”, reforça.

Quem quiser continuar a festa terá que fazer isso em outro ponto da cidade. Durante a coletiva, Vitor Samudio sugeriu que os campo-grandenses procurem alternativas após as 23h.

Carnaval de rua vai ser cheio de regras na Capital
Vitor Samudio, do Capivara Blasé, fala para foliões verem alternativas na programação da cidade. (Foto: Kísie Ainoã)

“Depois das 23h não haverá nenhuma programação para a pessoa estar naquele local. [...] Acho importante a gente olhar para outro lado e procurar a programação de outros lugares. Tem Carnaval em clube, casa noturna e bares”, cita.

Em casos de ‘perturbação de sossego’ na região, conforme o coronel Anderson de Almeida, a PMMS seguirá o procedimento de praxe. “Eu criei uma zona neutra entre a Ernesto Geisel e a Treze de Maio, como a Calógeras até a Maracaju, onde vamos estar orientando a não ter veículos. É justamente para ter a tranquilidade do folião passar e consequentemente não teremos veículo para fazer a perturbação do sossego alheio. A medida será a que a PM sempre toma”, pontua.

Interdição das vias no Centro - Quem não for curtir o Carnaval, mas estiver passeando de carro ou moto no Centro de Campo Grande precisa ficar atento. A Agetran irá interditar as ruas durante os cinco dias de festa.

Carnaval de rua vai ser cheio de regras na Capital
Gerente da Agetran Carlos Guarini explica como irá funcionar a interdição das vias. (Foto: Kísie Ainoã)

O gerente da Agetran Carlos Guarini especifica quais pontos serão fechados para o trânsito de veículos. A previsão é que esse trabalho comece três horas antes do início da programação dos blocos.

“Na Orla Ferroviária serão várias vias interditadas. A Avenida Mato Grosso em ambos os sentidos entre a Avenida Ernesto Geisel e a Rua Treze de Maio. Rua 14 de Julho entre a Rua Antônio Maria Coelho e a Rua General Melo. A Rua General Melo entre a Treze de Maio e a Avenida Calógeras. Rua Doutor Temístocles entre a Rua 14 de Julho e Avenida Calógeras. Rua Antônio Maria Coelho entre a Ernesto Geisel e 14 de Julho”, destaca.

A interdição dessas ruas na sexta-feira começa às 15h e vai até às 23h. De sábado a terça-feira, as demais ruas serão todas interditadas a partir das 12h com liberação na madrugada do dia seguinte.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias