Grupo Acaba realiza novo show inspirado no andarilho das Américas
Concha Acústica Helena Meirelles será palco para a apresentação, que acontece em 19 de agosto
O Grupo Acaba, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta ao público no mês de agosto o novo trabalho musical. A Concha Acústica Helena Meirelles será palco para o evento, que acontece dia 19 de agosto, às 17 horas. A entrada será um quilo de alimento não perecível.
‘Cabeza de Vaca, Andarilho das Américas’ é resultado do trabalho de pesquisa de Moacir Lacerda. Ele comenta que a cantata musical é inspirada no conquistador espanhol Álvar Nunes Cabeza de Vaca.
“Este é um trabalho de pesquisa que eu iniciei na pandemia e fala desse grande personagem, um espanhol que foi governador da bacia do Prata, foi o primeiro homem branco a entrar no Pantanal em 1540. Ele deu o nome de Laguna de los Xaraés, começou a dar cavalo para os índios guaicurus num processo de pacificação. Esse personagem tem uma grande importância para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Oeste do Brasil também. Poucos livros de história falam sobre ele”, afirma.
No decorrer da pesquisa, Moacir percebeu que o homem merecia não só uma música, mas uma ópera dividida entre dividida em Vaca América – Hemisfério Norte e Vaca América – Hemisfério Sul.
“São 22 músicas, divididas na Opus 1 até a Opus 22. A história começa a ser contada dez anos antes, em 1527, quando ele saiu da Espanha para ser o governador e fundar o vice-reino da Flórida. A Espanha tinha o vice-reino do México, o vice-reino do Peru e o vice-reino da prata. E aí o governo espanhol o designou para fundar e ser o governador”, explica.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)
Receba a notícia no momento da publicação. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.