No dia de São Sebastião, fé no santo continua forte em missas ao vivo
Hoje (20) tem programação especial para quem deposita sua fé no padroeiro dos militares, fazendeiros e dos rebanhos
O dia de hoje (20) é a data em que se celebra São Sebastião, o mártir e padroeiro dos militares, fazendeiros e até dos rebanhos de gado. Na Capital, a paróquia que leva o mesmo nome do santo comemora a fé em tempos pandêmicos por meio de uma programação especial, tudo com transmissão ao vivo pela internet.
As comemorações se iniciaram logo de manhã por meio de uma santa missa – que inclusive já está disponível para ser assistida na plataforma do YouTube. Na sequência, a missa Tridentina está programada para acontecer agora na hora do almoço, às 11h. À tarde, uma récita de terço de hora em hora começa a partir das 14h, assim como a quermesse que será finalizada logo mais às 18h. Em seguida – e para fechar as celebrações –, o tradicional cortejo com a imagem do santo terá destaque na paróquia, mas neste ano de forma mais solene.
Mais uma vez, a pandemia do novo coronavírus não foi capaz de tirar o brilho da fé. No decorrer da semana, outras programações também foram realizadas, como as novenas em honra ao santo e a 71ª edição da festa de São Sebastião, onde alguns fiéis puderam se reunir presencialmente – todos usando máscaras, é claro, inclusive o padre e seus acólitos –, onde também foram comemorados os 85 anos da paróquia.
Para acompanhar as transmissões ao vivo, basta acessar o link disponível no YouTube.
A paróquia São Sebastião fica localizada na rua Minas Gerais, 549, no bairro Monte Carlo, em Campo Grande. Informações podem ser obtidas pelo (67) 3317-4863 ou então pelo perfil no Instagram.
Devoção – Em Campo Grande, a adoração por São Sebastião começou em 1936, na época em que o bairro Monte Carlo era apenas fazenda e mato. Naquele ano, a região foi atacada por uma forte peste em que muitos pecuaristas perderam seus rebanhos. Um deles, devoto do santo, prometeu construir uma capela caso os animais não fossem mais "sacrificados". Assim nasceu a fé pelo padroeiro na Capital.
Por outro lado, nas religiões afro-brasileiras como a umbanda, São Sebastião corresponde ao orixá (deus) Oxóssi. Na cultura iorubá, ele é o responsável por zelar pelos caçadores. Na África, também é conhecido como Ode (caçador).
Com grande prestígio e força popular, recebeu aqui no Brasil o título de Rei das Matas. No candomblé, sua imagem é representada por chifres de búfalo pendurados na cintura e rabo de boi preso a uma bainha de couro enfeitada com búzios, isso na mão.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.