ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Sem nunca pisar na avenida, agremiação é expulsa da Liga das Escolas de Samba

Indignada com decisão, a novata O Templo pede na Justiça a reintegração ao quadro para poder desfilar em 2024

Por Lucia Morel | 26/10/2023 15:27
Integrante da agremiação mostra bandeira da Escola de Samba O Templo. (Foto: Redes sociais)
Integrante da agremiação mostra bandeira da Escola de Samba O Templo. (Foto: Redes sociais)

O Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba o Templo foi expulso da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande/MS) sem nem mesmo ter realizado um desfile que seja na avenida. Filiada desde novembro de 2022, o grêmio previa desfilar pela primeira vez no segundo dia de evento em 2024, mas foi vetada pela liga e agora, o caso foi parar na Justiça.

Indignado com a exclusão, o presidente da escola Robson Faciroli alegou no processo que em sorteio no dia 1º de outubro, todas as escolas de samba de Campo Grande estavam presentes e que no momento em que foi anunciada a escala do desfile, foi informado que O Templo não teria repasse financeiro para participar, o que está previsto em estatuto da Lienca.

Sabendo disso, Robson pediu a fala, o que lhe foi negado conforme vídeo que foi anexado ao processo. Depois disso, o sorteio, já sem a escola de samba, seguiu sem que ela estivesse incluída. Nas imagens, o presidente da Lienca, Alan Catharinelli, dá continuidade ao sorteio e, em determinado momento, diz que todas as escolas de samba acordaram com a forma de realização do sorteio e que está tudo regimentado.

Robson, de O Templo, segue fazendo gestos com a mão, colocando o dedo polegar para baixo, indicando insatisfação com a postura de Alan. Pelo que é possível ouvir no vídeo, a maior parte dos presentes apoia a atitude do presidente e o ovacionam.

Para a escola de samba preterida, entretanto, não houve motivo para a exclusão dos quadros da liga, que ocorreu três dias após a reunião do sorteio. Em rede social, no dia 4 de outubro, a Lienca emitiu comunicado que excluiu a agremiação. Entre as justificativas, o fato de que “a postura do presidente no Sorteio da Ordem do Desfile de 2024 (…) afrontou e desrespeitou a Liga e as Escolas de Samba, se negando a justificar suas ações na reunião de hoje”.

Pelo comunicado, a decisão pela exclusão foi definida em votação do Conselho Deliberativo da Liga, também no dia 4 de outubro. A mesma nota ainda informa que não seria a primeira vez que o presidente da escola O Templo desrespeita normas estatutárias da liga e que ele já teria sido advertido em situações anteriores.

Além disso, cita também que “mesmo participando e concordando com as decisões da Liga conforme atas assinadas, o presidente se pronúncia publicamente de forma contrária às decisões, mesmo tendo tido todas as oportunidades de se manifestar anteriormente nos momentos de tomadas de decisão”.

O presidente da Liga das Escolas de Samba falou rapidamente com o Campo Grande News e disse apenas que a decisão pela exclusão foi decidida pelo conselho das escolas e em relação à ação judicial, “vai aguardar os próximos trâmites”.

Já a escola que se sentiu preterida diz que a medida não é razoável e que lhe poderia ter sido imposta algo menos severo e, por fim, pede que “seja incluída aos quadros de agremiação da Lienca, com direito a participar do desfile de carnaval/2024, inclusive, com recebimento de recursos da Liga”. O caso ainda não foi analisado e corre na 11ª Vara Cível.

Em 2024, o feriado de Carnaval está previsto para o dia 13 de fevereiro, uma terça-feira. No entanto, as comemorações devem começar já no dia 10 de fevereiro, um sábado, e seguir até dia 14, na Quarta-feira de Cinzas, ao meio-dia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias