Com criatividade, casal prova que é possível comer bem com R$ 50 por semana
Para ter boas refeições é necessário gastar muito? A estudante de jornalismo Bárbara Almeida e a publicitária Kassadra Delvizio estão provando no Instagram que não. As duas namoram e moram juntas, por isso criaram há um mês e meio o perfil Vegana Pobre, onde mostram suas refeições e compras, afirmando que é possível comer bem com apenas R$ 50,00 por semana.
Os pratos são todos vegetarianos, nada de carne ou de origem animal. Há quem pense que uma dieta assim é cara, mas as duas garantem que não, que com criatividade e dinamismo dá para fazer café da manhã, almoço, lanches e janta com o orçamento.
“Muita gente pensa que custa muito ou que só comemos salada e não é assim. Em nossas refeições temos de tudo e publicamos coisas simples, do dia a dia, arroz e feijão mesmo. Colocamos umas gordices lá também, não é só salada. Mas nada é gourmetizado”, explica Kassandra.
O perfil do Instagram já está famoso, com quase 3 mil seguidores. As postagens são diárias e dão água na boca, tem desde um simples cachorro quente, até uma saborosa moqueca de tofu.
Até quem come carne busca as dicas lá. “Está muito legal, estamos inspirando as pessoas. Muitos acham que a comida vegetariana é algo elitizado e mostramos que não é assim”, diz Bárbara.
Aliás, elas começaram a divulgar seus pratos por isso. Quando os amigos a chamavam para comer fora era sempre num lugar caro e como estavam passando por uma crise financeira começaram a brincar que eram as veganas pobres, já que muitas vezes não conseguiam ir pro não ter grana.
Como Kassandra gosta bastante de cozinhar, fez workshops de culinária vegetariana e aprendeu várias receitas. Para saciar a curiosidade dos amigos decidiram juntas começar as publicações. “Muita gente perguntava o que nós comíamos, resolvemos divulgar pelas redes sociais para ser mais fácil e para atingir mais pessoas”, conta.
O valor foi “imposto” porque era esse o dinheiro que tinham para a comida. “Na época, ela estava só fazendo freelancers e o meu salário era para pagar o aluguel, as contas e colocar gasolina. Para a comida sobrava este dinheiro e nos virávamos”, lembra Bárbara.
Agora, mesmo com as duas trabalhando e com uma renda melhor, não pretendem abrir mão do projeto. Para economizar, ficam fazendo pesquisa sobre onde está mais em conta ou onde está tendo promoção, pois só assim dá para gastar menos.
Elas lembram quem deseja parar de comer carne que é necessário ter um planejamento. “Da primeira vez que me tornei vegetariana fiquei doente, não comia muito bem, deixava de ingerir nutrientes necessários. A Kassandra que começou certinho, já fazendo uma comida boa, mas eu me preparei melhor também desde que voltei a não comer carne e derivados”, recorda.
Além dos pratos, elas publicam fotos das compras semanais que fazem. “Tem produtos de limpeza também e tudo está dentro do orçamento que determinamos”, frisa Bárbara.
Quem quiser conhecer as dicas de culinária de Kassandra e Bárbara é só seguir o perfil @veganapobre.