ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 31º

Faz Bem!

Com meia hora por dia, sistema de exercício quer emagrecer até 12 kg em 2 meses

Paula Maciulevicius | 04/08/2015 06:34
Alunos fazem séries em galpão na Chacara Cachoeira. (Foto: Fernando Antunes)
Alunos fazem séries em galpão na Chacara Cachoeira. (Foto: Fernando Antunes)

A meia hora mais longa que um relógio pode marcar. Os 30 minutos diários são regra para um sistema criado aqui que promete emagrecer de 8 até 12 quilos em dois meses. O "Sistema Total Emagrecimento", fruto de 10 anos de trabalho do educador físico Eder Wagner, trabalha a intensidade ao máximo não como esporte, mas como alternativa de emagrecimento, definição e lidar com a hipertrofia.

A aula é feita num galpão que parece inofensivo, ali no bairro Chácara Cachoeira. É só um espaço fechado, mas sem aparelhos, apenas com uns pesos e colchonetes. A ideia é justamente essa, fazer com que o exercício tenha semelhança a prática ao ar livre, mas que possa ser feito mesmo com chuva ou no inverno.

O aquecimento é uma corridinha até a placa de 'Pare' da esquina. A volta, já começa um "agachamento", o desafio é encostar as mãos no chão, jogar o corpo para frente e não deixar o joelho dobrar. Não sei se dá para entender na escrita, mas na prática não parece tão fácil assim... Os exercícios são repetidos em três séries. Alguns são contados de 1 até 10, outros quem controla a hora de começar e parar é Eder.

Da aula que o Lado B participou, eram 15 alunos das mais variadas idades, tamanhos e com diferentes portes físicos. Até abdominal tem e é preciso muita, mas muita vontade de ficar com a barriguinha zero para fazer todo o tempo. Deitada no colchonete, eu precisava levantar as pernas e ao mesmo tempo o tronco e tentar, em vão, chegar as mãos perto dos pés.

Turma tem de dar uma corridinha. (Fernando Antunes)
Turma tem de dar uma corridinha. (Fernando Antunes)

A aula não proporciona pausa, a não ser um intervalo para beber água. Também não tem tempo para fazer corpo mole ou reclamar. Eder fica o tempo todo supervisionando os exercícios e posições e também dizendo que cada um deve ir a seu tempo, dentro daquilo que pode e aguenta.

Mas é na hora que ele pega o megafone que a vontade é de sair correndo. Mal sabia que o exercício "final" era exatamente este: de sair correndo. Combinando corrida até a mesma esquina, volta, 10 polichinelos e levantamento de peso, como se fosse a "remada", da musculação, a atividade encerra a aula e também faz desabafar quem está praticando.

Sistema - O treino faz parte do sistema que propõe o emagrecimento em oito semanas. A metodologia trabalhada por Eder foi criada a partir de estudos em cima de alunos que ele acompanhou individualmente ou em grupo quando foi personal trainer. "São treinos rápidos e dinâmicos que nunca se repetem. Aplicamos a ferramente de coaching, promovendo mudanças comportamentais e de estilo de vida", explica Eder.

Os alunos que participam do sistema tem incluso uma proposta alimentar baseada no DNA, que o educador físico explica não ter relação com controle calórico, além de passar por avaliação física e médica. "A pessoa treina de segunda a sexta e passa por todas as avaliações. Hoje em dia as pessoas buscam o efeito e não a causa. A gente quer tratar a causa e o efeito".

Ele explica que o método não se destina a formar atletas, mas trabalha com movimentos e próprios obstáculos que a natureza possa oferecer com foco em resultado de emagrecimento. "Todo dia é um exercício diferente, isso porque o ser humano tende a ficar em estado de equilíbrio e isso gera uma adaptação. Então por isso que mudamos, porque o seu organismo tende a trabalhar mais e aumentar o gasto calórico para voltar em homeostase", explica.

O Sistema Total Emagrecimento está no Facebook e também no Instagram. O contato pode ser feito por WhatsApp, no número: 9222-4848. As aulas acontecem na Rua Oceano Atlântico, n°99, no bairro Chácara Cachoeira.

Turma cansada, mas animada. (Foto: Fernando Antunes)
Turma cansada, mas animada. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias