Com pega-pega e bambolê, meninada mistura pilates e funcional em treino kids
O pilates tem versões para gestantes e até para mães com os bebês de colo. Mas agora é a vez das crianças praticarem sozinhas a modalidade que virou moda. Com direito até a treinamento funcional, no Pilates Kids a prática foi moldada para que os pequenos tenham desde cedo a consciência corporal e saibam da importância do condicionamento e da postura física.
Desde o inicio deste ano, a educadora física Isabela Leal, de 31 anos, estende as aulas tradicionais de adultos também às crianças. A sugestão foi das próprias mães. “As minhas alunas sempre me questionaram se eu não tinha uma atividade específicas para as crianças”, comenta.
“Não é uma prática nova. O Pilates Kids já existe há um bom tempo, mas até então eu não tinha decidido trazer para o meu estúdio. A verdade é que decidi implantar o Pilates Kids a partir do momento em que eu também engravidei”, brinca.
De acordo com a educadora, a prática também atua na prevenção de problemas de postura e até contra o sedentarismo infantil. “As crianças de hoje em dia perderam o hábito de praticar as brincadeiras tradicionais, que exijam uma maior movimentação do corpo. Ficam muito entretidas em jogos eletrônicos e celulares e isso compromete até mesmo a coluna cervical, por exemplo”, comenta.
Ainda segundo Isabela, a modalidade é uma importante aliada de outras atividades físicas, que também são voltadas para o público mirim. “Todos os pais associam a atividade física para crianças com a natação ou futebol, por exemplo, pela tradição ou até mesmo o valor mais baixo das aulas. Mas não estão muito atentas as questões que envolvem o condicionamento de postura corporal dos filhos. Em alguns países, a prática até faz parte da grade escolar dessas crianças”, conta.
Os exercícios no Pilates Kids são praticados nos mesmos aparelhos usados pelos adultos. O que muda é a intensidade e o formato das sequências. “O alongamento de peitoral, por exemplo, é um dos exercícios que o adulto sempre faz e que uma criança também podem reproduzir. Mas sempre focando na questão do fortalecimento dos músculos e na postura ”, explica.
Com duração de uma hora, metade das aulas é feita executando exercícios de pilates e em seguida há treinamento funcional ao ar livre. Mas nada muito pesado. As atividades envolvem prática com bambolês, jumping e até pega-pega.
Depois de mais de três anos praticando pilates, a dona de casa Luciane Piere Lopes, de 40 anos, também incentivou a filha, a pequena Joana de 8. E a modalidade acabou se tornando a principal diversão para menina. “Hoje em dia as crianças não têm mais o costume de fazer aquelas brincadeiras saudáveis de correr, se esconder e que fazem elas terem esforço fisico e gastarem toda a sua energia”, comenta.
“Tem dias em que ela chega em casa e brinca que está morta de tanto cansaço, mas ela adora. É uma maneira muito interessante dela interagir com os coleguinhas, aliando o pilates com o treinamento funcional, que é uma competição muito saudável”, comemora.
As mensalidade do Pilates Kids custam R$ 130,00 e podem ser praticadas de segunda-feira até sexta em três horários: das 09h até às 10h; das 15h às 16h e das 17h até as 18h.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3356-5735.
Curta a página do Lado B no Facebook.