Contra “receita milagrosa” de cura, livro ensina a comer na pandemia
Alunos criaram e-books gratuitos para falar sobre os reais cuidados com a alimentação durante o período pandêmico da covid-19
Com a pandemia de covid-19, há uma crescente circulação de notícias falsas indicando receitas milagrosas de cura e muitas dúvidas surgiram sobre a função da alimentação como forma de prevenção à doença. Com o objetivo de orientar a população sobre essa relação, professores e estudantes do curso de Nutrição da Uniderp elaboraram um ebook gratuito com orientações gerais e guia de receitas saudáveis.
Material já está disponível para download e serve de suporte para quem está buscando equilibrar a alimentação. “Diante do cenário atual, reunimos um compilado de informações com evidência científica para, de uma forma simplificada, trazer recomendações nutricionais e orientações gerais sobre saúde, com o objetivo de superar essa situação da melhor maneira, através da informação e de práticas possíveis”, afirma a professora do curso de Nutrição, Bruna Spontoni.
Segundo a professora, as medidas de isolamento são acompanhadas de padrões irregulares de alimentação associados a lanches frequentes, maior ingestão calórica e aumento do risco da obesidade. “O isolamento em casa surtiu efeitos diretos no estilo de vida, incluindo hábitos alimentares, rotina e padrões de atividade física. Aumentamos comportamentos sedentários que envolvem atividades com muito baixo gasto energético, os quais, mesmo por curtos períodos, podem afetar negativamente a saúde física e mental do indivíduo”, ressalta.
Uma alimentação equilibrada, segundo Bruno, é capaz de agir preventivamente com o fortalecimento no sistema imune para combate a qualquer tipo de doenças, no entanto, não há evidência científica ainda que comprove a sua eficácia na prevenção à covid-19. “O objetivo dessas recomendações é manter a saúde física e mental das pessoas. A alimentação adequada, equilibrada e saudável promove uma nutrição e um bom funcionamento do corpo, assim prevenindo vários tipos de doenças, e mantendo a saúde em dia e com um bom desempenho das funções vitais”, destaca.
Na cesta de alimentos recomendados para consumo estão frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, leite, carnes e ovos, além de outros itens saudáveis para inclusão no cardápio diário. O guia de receitas traz 22 sugestões de pratos, com opções salgadas e doces, como por exemplo risoto de casca de abóbora e geleia de semente de mamão.
Confira o E-book Covid-19 e Nutrição, além do Guia de Receitas Saudáveis.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.