Depois de colocar os marmanjos em forma, Zumba Kids pode virar aula de criança
Ela é a mais nova queridinha da vida fitness. A Zumba vem conquistando as academias há algum tempo e agora tem versão kids para entreter a meninada e deixar todo mundo com vontade de se exercitar brincando.
Os movimentos são pensados para incentivar os pequenos a gostarem de exercícios físicos e a animação da dança ajuda muito nessa tarefa. As mulheres já entraram na moda para gastar calorias e sensualizar. Para as crianças, os passos são nada provocantes, claro, e muito mais divertidos.
Como hoje em dia na infância já começam problemas como colesterol alto e obesidade, a aula também serve como um bom combate. “A Zumba é boa para melhorar o desenvolvimento físico da criança, a aula vai acabar ajudando a perder o peso em excesso, mas, principalmente, fazer com que gostem da atividade e futuramente decidam fazer um esporte”, explica o professor Ivan Sousa, de 38 anos.
O material vem da franquia de Miami, nos Estados Unidos, e para iniciar a turma com alunos de 6 a 12 anos ele fez um curso. Diferente da aula para adultos, concentrada nas coreografias, na versão infantil os jogos e brincadeiras são intercalados, além das músicas serem outras.
“Tem algumas regrinhas, mas os movimento são simples. Há alguns passos com pulos, com saltos e jogos de recompensa”, comenta Ivan. Os grupos são divididos por idades. A aula tem a duração de 45 minutos e é classificada de moderada à vigorosa.
Ivan dava aulas para muitas mães que acabavam tendo que levar os filhos junto á academia. Ele notou o interesse das crianças, mas não achava a aula apropriada para elas. Então, foi buscar referências e encontrou algo específico. “ A zumba é uma dança sensual, com letras apimentadas, para as crianças tem que ser diferente”, reforça.
As aulas são para, no máximo, 22 crianças. Além de despertar o interessem em atividades físicas, traz vários benefícios para o corpo. “Ajuda aumentar a densidade ócia, melhora a força muscular, aumenta o fluxo sanguíneo. Uma criança ativa tem melhor desenvolvimento”, aponta.
Para Ivan, a Zumba pode entrar como primeiro passo na hora da criança criar o hábito de uma atividade física diária, assim ficará mais fácil encontrar algo de que goste a medida que for crescendo. Tudo de uma maneira lúdica e tranquila. “Li em um livro sobre desenvolvimento humano e gosto muito da frase - 'a vida saudável na infância é fundamental para a formação de adultos sadios', e é isso que eu tento levar no meu trabalho".
O estúdio fica na Rua da Paz, número 693. Por enquanto, as aulas são experimentais, mas os pais interessados podem ligar para 84442969.