Grupo de patins faz rolê no interior do Estado para divulgar esporte e manobras
O mapa de Mato Grosso do Sul tem apenas cinco paradas, mas a intenção da Galera do Patins é aumentar as marcas para cada cantinho do Estado. Seguindo o caminho dos passeios esportivos, o grupo decidiu conhecer outras cidades e apresentar a modalidade para quem quiser aprender.
De acordo com um dos idealizadores do grupo, Hudson Kássio Tolentino Martins, 25 anos, a idea é desmistificar que o esporte é coisa de criança. “Existem campeonatos e modalidades. Nós pedimos para ir as escolas, comparecer aos locais para falar sobre o esporte, divulgar como ele é. A primeira vez que viajamos foi para Sidrolândia, um teste. Não tivemos apoio nenhum até porque toda a viagem é feita com dinheiro nosso, cada um paga a sua passagem”, afirma.
O grupo levou o patins para Corumbá, Jaraguari, Dourados e Ponta Porã. “Tem viagens que vão duas vãs, cerca de 25 pessoas por viagem. Nós abrimos as vagas e quem quiser se inscreve. O legal é que o esporte proporciona novas amizades com quem já faz o esporte e com novos adeptos. Em Corumbá e Dourados já existem grupos de patinadores, tem o esporte desenvolvido”, ressalta.
Nesses casos, os grupos se organizam e é possível até garantir a hospedagem. “Nós trocamos manobras, conhecimento e dependemos ficamos em hotel ou na casa de quem pratica o esporte”, explica.
Hudson acredita que Campo Grande seja pioneira no esporte e esteja mais avançada em termos de organização. “A gente já recebeu a visita de atletas como o Rodrigo Morgado, um dos patinadores mais bem conceiuados. Nós temos vídeos no Youtube, oferecemos aulas gratuitas para quem quer aprender. Tem mais de 500 membros ativos no grupo, seis grupos de whatsapp”, descreve.
Para os patinadores, novos atletas são bem vindos. “É só usar o patins e os itens de segurança. No máximo, vamos pedir para comprar a camiseta, mas acaba sendo automático”, diz.
O ponto mais procurado para realizar as manobras é na Orla Morena, próximo ao Suco da Orla, às 19 horas.
“Mas também vamos a Praça do Papa, aeroporto de Campo Grande, depende do dia e do objetivo, tem muita gente praticando e não existe um espaço específico, precisamos nos espalhar”, explica, ressaltando que as aulas gratuitas para iniciantes acontecem sempre às quartas-feiras, na Orla. “Quem quiser aprender só precisa trazer o patins”.
Mais informações na página do Galera do Patins.