Molhos simples e combinações leves trazem mais frescor para a salada no Verão
Verão! Uma boa opção para deixar as refeições mais interessantes é incluir muita salada no cardápio. Além de saudável, as variações são fáceis de fazer. Com mais de 20 anos dedicados à culinária, o chef de cozinha Gustavo Helney, de 39 anos, hoje à frente do restaurante Navarro, ensina ao Lado B dois molhos para dar um toque refrescante às saladas.
No primeiro molho, a base é o iogurte natural. Para fazer é simples: só bater no liquidificador um pote de iogurte natural, duas colheres de sopa de mostarda, uma colher de sobremesa de mel e uma pitada de sal.
“Além de refrescante a mistura é termogênica, combina com salada de folhas e pepino” afirma o chef. As saladas podem ser montadas de acordo com a preferência de cada um, lembrando que quanto mais colorido o prato, mais vitaminas e nutrientes ele tem.
O outro molho é um vinagrete. De cara Gustavo já desmistifica que aquele tradicional do churrasco, feito com tomates, na verdade se chama “molho campanha” e que tomo molho misturado com vinagre ou outro componente ácido é um vinagrete.
Esse, que ele indica para temperar as saladas no Verão, leva na receita: uma xícara de azeite, um limão e meio siciliano espremido, uma pimenta dedo de moça cortada sem as sementes e duas colheres de vinagre balsâmico. Para preparar é necessário emussionar, ou seja, bater como se fosse clara em neve até ficar homogênea. E está pronto.
E foi para sair da convencional salada de alface e tomate, que o restaurante Recanto das Ervas criou a Salada Rústica da Horta Florida. A proprietária do Recanto, Márcia Chiad, explica que a ideia foi de acrescentar sabor e saúde com ingredientes como as sementes de gergelim e girassol e os brotos comestíveis, ricos em vitaminas e sais minerais.
E para finalizar, o molho com ervas dá um sabor especial à salada, enquanto as flores comestíveis dão um toque especial. “E nos fazer comer com o olhos”, ressalta.
Para preparar a salada em casa será preciso os seguintes ingredientes: folhas de alface verde e roxa, rúcula, agrião, folhas comestíveis disponíveis na horta de casa, tomate cereja, brotos comestíveis (alfava, beterraba, mostarda ou qualquer outro disponível), hortelã e manjericão, sementes de girassol e de gergelim preto e branco, flores comestíveis (girassol, capuchinha, tagete ou dália).
O molho refrescante é feito a base iorgurte e suco de laranja. Os ingredientes são: um copo de iogurte natural, um copo de suco de laranja, ervas aromáticas (manjericão e orégano), sal, limão e azeite a gosto.
No modo de preparo, Márcia explica que se deve começar pelo molho, misturando todos os ingredientes. “Bata bem e reserve”. Em uma travessa, rasgue todas as folhas e misture com as sementes e brotos comestíveis. Decore com as flores comestíveis e em seguida tempere com o molho e sirva.