“Na moda”, há quem invista em argila até pra sumir com as dores
Muito além da máscara facial, são vários os benefícios dessa substância terrosa em tratamentos alternativos pelo corpo todo
O uso da "terra" como forma terapêutica faz parte da literatura médica há séculos. Sem acesso aos medicamentos e recursos de hoje, era necessários recorrer à geoterapia "alternativa" e o uso de minerais aplicados ao corpo como forma de tratamento – com resultados surpreendentes.
"As pessoas desconhecem, mas a argila tem uma variedade imensa de aplicações. Limpa abscessos, cicatriza feridas, consolida vértebras, absorve quistos e até pode colocar um feto na posição correta pro parto. Ainda, retira o estresse, irritabilidade ou diminui o quadro de insônia", esclarece a geoterapeuta Tábata Kuhn.
Anos atrás, ela foi contratada por uma indústria farmacêutica no cargo de propagandista médica. Como seu trabalho envolvia ser a ponte entre a empresa e os profissionais da dermatologia de MS e MT, acabava que Tábata estudava sobre os medicamentos, a química e os mecanismos de ação no corpo. Em 2018, por meio de intercâmbio fora do país, chamou sua atenção o fato de que os produtos naturais brasileiros são bastante requisitados no exterior. Foi aí que veio seu interesse pelas "terras molhadas".
"Descobri o universo dos produtos veganos, orgânicos e livres em testes em animais, bem diferente da indústria. Nas minhas pesquisas, me apaixonei pelo mundo das argilas, que inclusive as nossas estão entre as melhores do mundo", considera.
"Lembro que quando voltei pra Campo Grande, fui atrás de uma argila específica para experimentar e fiz meu primeiro sabonete clareador. Já na primeira aplicação o resultado foi incrível, um produto simples, prático e barato", relembra.
Animada com a descoberta, Tábata quis entender como um grãozinho com preço tão acessível podia ser tão poderoso, já que antes na indústria trabalhava com produtos caros e com resultado parcial. Por meio da geoterapia – a "terapia da terra" – pode esclarecer a diferença de cor, de minerais, modos de preparação, utensílios para aplicação e mais.
"Muito além da estética, as argilas são medicinais, estão entre os ativos naturais mais antigos do mundo. Desde médicos, grandes pensadores, cientistas e religiosos a utilizavam na rotina de amenizar dores de cabeça, torção, cólicas, dor no ouvido, dor nas costas e outras patologias", explica.
Atualmente, até o SUS (Sistema Única de Saúde) permite o uso das chamadas PICS (Práticas Integrativas e Complementares) – que é o caso da argiloterapia – como forma de tratamento "alternativo" ou paliativo para pacientes com doenças crônicas.
Seja a roxa, preta, azul, vermelha, dourada, cinza ou marrom, ao se misturar cada pó com água produz uma massa de argila que contém concentrações de minerais diferentes e propriedade únicas. Para cada paciente, uma "dose" específica para determinada finalidade curativa.
"Por meio de um cataplasma, ou seja, a papa medicamentosa da argila aplicada sobre alguma parte do corpo, os elementos minerais e as estruturas cristalográficas permitem reações bioquímicas e vibracionais assim que têm contato com pele".
"Ao mesmo tempo em que restitui tecidos destruídos, também absorve tecidos esponjosos. São muitas as experiências positivas com a argila, como no tratamento de joelho, problemas femininos, sinusite, catapora, em casos de abscessos dentários, gengiva, nariz, olhos, pescoço, tórax, abdome, pés e mãos, feridas. Lembrando que é fundamental procurar um especialista", considera.
Antes de encerrar, Tábata deixou ao Lado B uma receita com argila branca para quando os lábios estiverem machucados. Confira:
Spa dos lábios – "Perfeito para quando os nossos lábios estiverem desidratados e com leves fissuras. Para remover as células mortas e manter a hidratação, separe um pouco de argila branca (colher de café) e misture com azeite extra virgem até formar uma papa. Deixe agindo por 20 minutos nos lábios e depois remova com água corrente e passe um bom hidratante labial para finalizar o tratamento".
Conheça dicas e outras informações pelo perfil de Tábata no Instagram.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.