Passeio especial de bike terá parada em sítio cheio de quitutes regionais
No dia 21 de junho, às 7 horas da manhã, o grupo vai arrumar as garrafinhas de água e os mantimentos que servirão de apoio para o percurso da saída para Rochedinho até o Sítio Harmonia.
São 30 km muito bem vindos para a turma, que adora pedalar por lazer, esporte e, principalmente, pela junção dos dois e qualidade de vida. No final, como recompensa, lá estarão bolos, biscoitinhos, quitutes de fazenda, produzidos no Sítio Harmonia.
A ideia do Pedal do Café no Sítio é da empresária campo-grandense Aline Stochi, 26 anos. Formada em gastronomia e ciclista há mais de 2 anos, ela resolveu unir as duas paixões e se aventurar na estrada.
"Os donos da fazenda são meus amigos, já conhecia eles. Um dia resolvi montar esse grupo. Nós vamos até o sítio, comemos, conhecemos os produtos que eles produzem lá e gasta as calorias na volta", brinca.
Aline conta que começou a usar a bicicleta como transporte quando cursava gastronomia, no CEPEF (Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima), localizado próximo a avenida Zahran. Todos os dias, a empresária saia dos Jardim dos Estados e pedalava até a escola.
"Como eu não sou daqui, eu não conhecia muita coisa, e era mais fácil ir de bicicleta. Depois comecei a me interessar por trilhas de pedal até cachoeiras, alguns locais bonitos, fiz amizades e um dia resolvi montar o grupo", explica.
O dono do sítio, Anderson Medeiros é o responsável pelo café com jeitinho de fazenda. Ele conheceu Aline durante o curso de gastronomia e atualmente investe em pratos que se aproximam do slow food, uma filosofia que prega o prazer de comer e de se aproximar das raízes gastronômicas que existem nas culturas de todo o mundo.
"O Anderson é chef de cozinha, ele faz as comidas de um jeito de fazenda, mas meio gourmet. Quem vai no passeio fica deslumbrado, o espaço é todo decorado, e a comida tem toda a filosofia do slow food, tudo feito em casa, orgânico, ninguém imagina que tem um sítio daquele em Rochedinho", diz Aline.
Preparando o 2º Pedal do Café no Sítio, Aline conta que metade das vagas já foram preenchidas, apesar da pouca divulgação.
"São 2 horas de pedalada, então quem está iniciando agora pode ter dificuldade, apesar do percurso ser plano, é bem puxado. Mas, vale muito a pena, dependendo da época do ano, o Anderson faz até uma feirinha orgânica onde os ciclistas podem comprar os alimentos e trazer para Campo Grande", garante.
Quem confirma toda a beleza do passeio é o analista de sistemas, Francis Mattos, 32 anos. "Eles tem uma criação de caprinos, de vegetais, é tudo produção deles mesmo, orgânico, sem agrotóxico, o ambiente remete aquela ideia de antigamente", relembra, saudosista.
Acostumado com o ritmo puxado da bicicleta no dia a dia e até em viagens de longas durações, Francis afirma que o passeio é uma forma de estar em contato com a natureza, com o prazer de pedalar e, especialmente, de comer. "Você come devagar, conversando, tem toda a questão rústica. Muito bacana", elogia.
Para os apaixonados pelo casamento entre a arquitetura e natureza, Aline ainda conta que no local é possível visitar uma capelinha no meio do campo. "Tudo é de uma beleza simples e encantadora no sítio. Todos saem muito felizes e com uma paz grande de lá".
Em breve, além de outras edições do pedal, Aline já está com uma nova ideia. "Estou organizando o Beercicleta, onde vamos fazer o pedal e conhecer uma cervejaria. Mas, ainda não temos data", adianta.
O 2º Pedal do Café no Sítio acontece no dia 21 de junho, às 7 horas da manhã, na saída para Rochedinho. Informações pelo telefone 8108-2849.