Hitman 3 encerra com competência a nova trilogia
Quando falamos em personagens do gênero stealth, Solid Snake e Sam Fisher são os primeiros nomes que vem à cabeça, mas há um terceiro, ou melhor número, que poderia muito bem figurar entre os maiores guerreiros das sombras: o agente 47.
Licença Para Matar - Hitman 3 marca a despedida da franquia no mundo dos games (pelo menos por hora), portanto o capítulo final da história do agente 47 tem a enorme tarefa de amarrar todas as pontas soltas e dar uma conclusão satisfatória à saga do assassino silencioso.
O arco atual de Hitman iniciou-se em 2016, seguindo o modelo episódico, adotado por diversos jogos durante a geração. Após um início conturbado e quase um cancelamento total (devido à Square Enix), Hitman 3 encerra em 2021 a trilogia conhecida como World of Assassination, esse título faz todo o sentido pois uma das características mais marcantes é a vasta quantidade de lugares visitados pelo agente 47 ao longo de sua cruzada por justiça e vingança. No game são seis novas missões, localizadas nos mais exóticos ambientes imagináveis: no mais alto edifício do mundo, em Dubai, em uma antiga mansão na Inglaterra, no meio de uma rave nas noites de Berlin, entre becos escuros e multidões no centro urbano chinês de Chongqing, numa tradicional e sofisticada vinícola na Argentina, e por fim nas enevoadas montanhas da Romênia, onde tudo começou.
Para ser sincero, a história de Hitman nunca foi lá o seu ponto forte, sempre servindo mais como um pano de fundo para o desenrolar das missões, e tudo bem com isso, já que a graça do game é colocar o jogador na pele de um assassino profissional, que jamais deve ser visto cometendo seus crimes e tampouco deve se envolver com qualquer pessoa, um verdadeiro fantasma agindo como a mão fria da morte, cumprindo contratos de assassinato feito um verdadeiro profissional.
1.001 Maneiras de Assassinar - A fórmula básica de Hitman 3 (e dos que vieram antes também) é a seguinte: você recebe um contrato de assassinato de um ou mais alvos e tem que cumprir a missão usando quaisquer meios necessários. Como cada missão ocorre em locais muito distintos entre si, o agente 47 deve adaptar-se a cada nova missão e é aí que o jogo brilha.
No controle do assassino de aluguel, o jogador tem um verdadeiro playground para explorar e as possibilidades são inúmeras: desde uma abordagem mais tradicional se esgueirando pelas sombras, desviando de câmeras de segurança e rastejando em dutos de ventilação, até mesmo bancando o mestre dos disfarces, se misturando em meio a multidão, ou combinando tudo isso! Em Hitman o jogador tem o controle total de como e quando agir em cada situação.
Mas para que essa liberdade toda funcione e acima de tudo seja divertida, a qualidade na construção de cada cenário de jogo é fundamental e posso assegurar que cada um dos 6 novos locais em Hitman 3 servem muito bem a esse propósito.
Foi o Agente 47 com a Chave-inglesa na Biblioteca - Descobrir as mais variadas e até inusitadas maneiras de infiltração consistem em boa parte da diversão, a outra parte encontra-se na execução dos contratos, ou seja, a forma como o jogador irá despachar os pobres alvos para o além. Da mesma forma que os disfarces, as possibilidades de execução à disposição de 47 são inúmeras: temos o equipamento clássico com as pistolas silenciadas e o garrote (corda de estrangulamento), armas mais barulhentas como espingardas e metralhadoras e praticamente toda a mobília ao alcance das mãos do assassino de careca reluzente.
Quase tudo pode se tornar uma arma letal nas mãos do assassino silencioso, mas não somente os objetos, mas o cenário em si pode servir como uma arma, ou melhor, uma armadilha mortal para o cumprimento da missão. Esses assassinatos são os mais espetaculares no game, pois são mais complexos para se pôr em prática, e parecem terríveis acidentes em vez de uma execução a sangue frio. Em determinada missão, por exemplo, você pode se passar por um técnico de som e com algumas ferramentas básicas, um pouco de água e um fio desencapado, criar um “show de luzes” com o seu alvo.
Um Novo Dia Para Matar - A aventura toda dura cerca de 6 horas, mas isso não significa que não há mais nada a se fazer no jogo, muito pelo contrário: além do fator replay já presente no fato de cada missão possuir inúmeras formas de conclusão, há também recompensas e desbloqueáveis que são obtidos ao término de cada estágio, como novos disfarces, armas ou pontos de entrada, além de atalhos que o jogador pode abrir dentro das fases, e que permanecem abertos quando revisitados. E se você possui os jogos anteriores da trilogia, a IO fez um ótimo trabalho ao disponibilizá-los dentro de Hitman 3, criando uma experiência ainda maior e mais completa de jogo. Mas aqui cabe uma crítica, pois o processo para desbloquear as missões já adquiridas dos games anteriores é bastante complicado e com quase nenhuma instrução, levei cerca de 2 horas para conseguir reproduzir o conteúdo dos jogos anteriores dentro de Hitman 3.
Careca de Saber - Hitman 3 é sem dúvida um jogo muito divertido, mas se engana quem pensa que não há desafio no jogo: como em todo game de stealth, a tentativa e erro é parte integrante da experiência, e aqui não é diferente. Perdi a conta de quantas vezes tive que reiniciar a missão porque algo não ocorreu como o planejado, desde um disfarce que não convenceu até um guarda alertado ou uma testemunha no lugar e hora errada, tudo em Hitman parece conspirar contra o jogador, e a sensação de que algo pode e vai dar errado a qualquer momento é constante, o que cria um misto de adrenalina e apreensão. Portanto a paciência é um requisito fundamental para que se desfrute de todo o potencial de Hitman 3. Se você é do tipo que se irrita facilmente, talvez esse jogo não seja recomendado. No entanto, para aqueles dispostos a decorar cada milímetro do mapa e as rotinas dos seguranças e funcionários dos locais, Hitman é um parque de diversões.
Após cerca de 20 anos, a IO interactive encerra com chave de ouro a jornada do assassino de aluguel mais famoso dos videogames, e apesar de muito empolgado com o futuro do estúdio que agora trabalha no próximo jogo de 007, espero que Hitman 3 não seja um adeus ao agente 47, mas um “até logo”, pois mal acabei o jogo e já estou ansiando por mais aventuras no mundo de Hitman.
* Análise feita com código cedido pela distribuidora
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