Aprenda a fazer duas receitas de mungunzá, a canjica nordestina
Confira a receita salgada da família de Lurdinha e também a doce do restaurante Oxente 67
A canjica é amada em muitas partes do Brasil, sendo versátil em diversas receitas. Além disso, combina não somente com as festas típicas de junho e julho, mas para aquecer no inverno.
Dá para preparar com amendoim, canela, milho verde, paçoca, castanhas, entre outros. Porém, em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, a canjica é conhecida como mungunzá, e pode ser prepara junto de uma uma receita salgada.
Por isso vamos mostrar algora, duas receitas de mugunzá nordestino: uma doce e outra salgada.
Receita doce
Quem nos ensina a fazer a receita doce é Ligia Etaliane Ferreira da Silva, do restaurante Oxente 67, especializado em comida nordestina.
Ingredientes:
1 canjica amarela
1 leite
1 leite de coco
1 leite condensado
Açúcar a gosto
Manteiga a gosto
1 Coco fresco ralado
Modo de preparo:
"A forma que eu faço e semelhante a que fazem aqui em Mato Grosso do Sul, o que difere são os ingredientes que são usado no nordeste, que são o coco fresco, leite de coco e manteiga", conta Ligia.
Deixe o milho de molho na água para hidratar, depois o cozimento na panela de pressão, após pegar pressão aguarda uns 20 minutos. Após isso acrescenta os ingredientes, e deixe até engrossar. Está pronta.
Receita salgada
A receita salgada é um pouquinho mais complicada, mas o sabor vale a pena. A receita que vamos dar é de família, da família da Lurdinha mais especificamente, que veio do Rio Grande do Norte para Mato Grosso do Sul. Vocês já viram ela aqui quando falamos sobre o cuzcuz de pote que ela produz.
Ingredientes:
Milho de canjica
1 kg de pucheiro (charque, costela, acém ou outra carne com de sua preferência)
1 Calabresa
1 Bacon
1 cebola picada
1 pimentão verde picado
1 tomate picado
3 dentes de alho
1 tablete de caldo de carne
Cebolinha ou coentro a gosto
Modo de preparo:
Primeiro põe a canjica de molho por 40 minutos. Depois escorra, lave, coloque na panela de pressão por mais 40 minutos. Enquanto isso corte os temperos e demais ingredientes.
Frite o bacon e a calabresa e reserve. Quando tirar a canjica da pressão, destampe, coloque o osso, os temperos, o caldo de carne (se colocar charque, cuidado com o sal).
Põe um pouco mais de água e coloca na pressão de novo por mais 30 minutos. Ao fim coloque num recipiente, jogue a cebolinha e/ou coentro junto da calabresa e do bacon.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.