ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Aprenda fazer ovo de Páscoa sem açúcar que é liberado para crianças

Receita não vai adição de açúcar, mas traz ganache de chocolate e pão de mel.

Letícia Ávila | 30/03/2021 06:15
Ovo saudável é ótima opção para criançada. (Foto: Paulo Francis)
Ovo saudável é ótima opção para criançada. (Foto: Paulo Francis)

Toda época de Páscoa, a gente sabe: não tem ninguém que goste e que não resista a um bom chocolate. O ovo de Páscoa é mais do que tradicional e cada vez vem com uma novidade no que se refere ao recheio, sabor, textura e ingrediente. Para quem tem filhos pequenos, uma receita saudável faz a diferença para quem quer permitir chocolate, mas ainda não pode permitir o açúcar para a criançada.

Por isso, o Lado B trouxe uma receita de Ovo de Páscoa recheado com pão de mel e saudável não só para as crianças, mas para todos os gostos, inclusive para quem é celíaco e intolerante à lactose. O ovo de chocolate é recheado com brownie feito com farinha de amendoim e ganache de chocolate feita com leite de caju e manteiga ghee.

Ovo de chocolate com ganache e pão de mel. (Foto: Paulo Francis)
Ovo de chocolate com ganache e pão de mel. (Foto: Paulo Francis)

Confira a receita de Ovo de Páscoa Saudável com ganache e pão de mel:

Ingredientes:
Para a casquinha de chocolate: 240g de chocolate 70% cacau – ou pelo menos 50%.

Para o recheio de ganache: 1 e ½ xícara de leite vegetal (leite de coco, caju, arroz, etc), 2 colheres de sopa de manteiga ghee, 4 colheres de sopa de cacau em pó, 2 colheres de sopa de mel.

Para o recheio de pão de mel: 1 xícara de amido de milho, 1 xícara de farinha de grão de bico, 1/4 xícara de farinha de amendoim, 1/2 xícara de óleo de girassol ou manteiga ghee, 2 ovos, 1/2 xícara de mel e 1/3 xícara de açúcar mascavo, 1 xícara de água quente, 1/4 xícara de chocolate em pó, 1 colher de chá de canela em pó, 1/2 colher de chá de cravo em pó e 1/2 colher de chá de noz moscada, 1 pitada de sal e 1 colher de sopa de fermento em pó.

Instruções: Para temperar o chocolate, derreta o equivalente a 2/3 da quantidade total do chocolate. Quando o chocolate tiver derretido, vá acrescentado o restante da quantidade. Adicione aos poucos e mexa bem, para que derreta com o calor do chocolate já derretido. Quando todo o chocolate estiver derretido e homogêneo, cubra a fôrma da casquinha do ovo com uma camada fina. Leve a geladeira até que endureça. Repita o processo pelo menos mais uma vez e reserve.

Para o recheio de ganache, coloque todos os ingredientes na panela até engrossar, em torno de 30 min ou até o ganache desgrudar da panela.  Retire do fogo e coloque em um recipiente de vidro. Coloque na geladeira e reserve.

Para o recheio de pão de mel, misture as farinhas em uma tigela e reserve. Em outra tigela, bata o açúcar, mel a manteiga ghee até se incorporarem. Adicione os ovos e bata bem, até ficar homogêneo. Acrescente as especiarias, chocolate em pó e pitada de sal e misture. Agora, vá acrescentando aos poucos e intercalando, o mix de farinhas e a água quente. 6. Misture bem, para que a massa vá ficando bem homogênea. Por fim, adicione o fermento. O ponto da massa é mais líquido. Despeje a massa em fôrma untada e polvilhada com chocolate em pó. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30-40 minutos. Deixe amornar e desenforme. Corte a massa em quadradinhos do tamanho desejado.

Para montar o ovo, retire da geladeira o ovo pronto, coloque o pão de mel. Depois o ganache. Depois outra camada da casquinha para fechar o ovo. Leve para a geladeira até endurecer. Retire depois de pronto e bom apetite!

Nutricionista Graziella explica a receita. (Foto: Paulo Francis)
Nutricionista Graziella explica a receita. (Foto: Paulo Francis)

A nutricionista Graziella Samir Nammoura, que preparou a receita, explica que a época de Páscoa desperta o desejo pelo chocolate. “O ovo de Páscoa é muito simbólico, especialmente para as crianças. É uma forma de dar o ovo saudável”, explica.

“É interessante que os pais até façam a receita junto com a criança, porque assim ela aprende a preparar o alimento, descobre os ingredientes e também participa do processo”, ressalta.

Não basta ser saudável, é importante também ele ser saboroso. A nutricionista explica que o sabor e aparência são fundamentais. “Ele precisa ser convidativo, para a criança poder comer com os olhos, ter vontade”.

Ovo pode ser feito em família, junto com as crianças. (Foto: Paulo Francis)
Ovo pode ser feito em família, junto com as crianças. (Foto: Paulo Francis)

Sobre o açúcar para as crianças, a nutricionista recomenda a partir dos cinco anos de idade. “Porém, têm mães que dão a partir dos dois, porque as crianças estão em um meio social que favorece essa vontade. A gente tem que ser flexível, mas não é sair dando chocolate, aquele ao leite, né, e sim dar opções mais saudáveis”, explica.

Além de evitar excesso de peso e doenças relacionadas à obesidade infantil, a nutricionista explica que não dar açúcar para a criança também colabora para a modulação de seu paladar. "Quanto mais açúcar você dá, o bebê vai ficando com o paladar mais doce. A criança tem uma sensibilidade aumentada para o doce, e aí passa a ser mais seletiva e evitar inclusive os doces das frutas, um doce natural. Enquanto puder evitar esses alimentos ao longo da infância é melhor", explica.

Açúcares com baixo índice glicêmico, como açúcar de coco e açúcar mascavo, são boas opções. O mel também é uma forma de adoçar sem prejudicar a saúde da criança, porém, não é indicado nos primeiros anos de vida pelo risco de botulismo, segundo Graziella.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias