Café da manhã de novela? Dicas de nutricionista para fazer um saudável
Torrada, ovo, suco, panqueca, smoothie, frutas… uma variedade de delícias que podem ir sim à mesa sem pesar nossa consciência
Nada melhor do que no dia de domingo curtir o início da manhã com um café daqueles. Se você pensou em cena de novela, refeição colonial ou de hotel, está no caminho certo. Café da manhã foi feito para ser curtido com calma e de forma prazerosa – melhor ainda com quitutes saborosos e que não perdem em nada o aspecto saudável e nutricional.
É o que a dupla de amigas e nutricionistas Aline da Fonseca (CRN-3/65013), 28 anos, e Natália Araújo Lino (CRN-3/65017), 29, preparam na manhã de hoje (21) exclusivamente para o Lado B – mas que fazemos questão de dividir com você, afinal, já olhou para essa mesa?
Mesmo apaixonadas por café da manhã, elas garantem: não se trata da principal refeição do dia. "Todas elas têm a sua importância dentro do conjunto alimentar. Na sua individualidade, porém, o café da manhã traz um momento de reflexão e autocuidado. Ou pelo menos deveria ser. Para a maioria das pessoas, se trata de uma refeição prática e objetiva, uma demonstração de foco, mas que não precisa de 'pobre' necessariamete", afirma Aline.
Por exemplo, na simplicidade de seu ovinho mexido, Aline trabalha com 1 fio de azeite para uma camada extra de sabor, além de outros temperos a gosto. Ainda, ½ colher de semente de girassol, chia ou linhaça que, segundo ela, "faz toda a diferença".
"A dica de ouro é sempre tentar equilibrar proteína, carboidrato e gordura. Já pensou em usar cúrcuma no preparo? Além de ser maravilhoso nutricionalmente falando, ele dá um gostinho incrível. Nenhum alimento é proibido a não ser que exista intolerância, seja por opção (veganos) ou por alergia (celíacos, por exemplo). No mercado, é possível encontrar opções saudáveis como queijos brancos, tofu, leites de origem vegetal – que além de saborosos dá para se fazer em casa –, entre outras infinidades. Quando falamos de bebidas logo pensamos no famoso suco verde, super nutritivo e saudável, mas já pensou em fazer a versão roxa, que além de tudo se torna um chamariz para as crianças?", sugerem as profissionais.
Qual o peso da balança? – Para as duas, balança não é o parâmetro a ser utilizado como juiz "de prova". "Posso dizer com propriedade que podemos aliar um momento satisfatório (sentir prazer em comer) com o saudável (aspecto nutricional). Temos que pensar, na realidade, aliar boa alimentação a rotina. É mais do que só comer, pois nossas funções fisiológicas e sentimentos também dependem de nós mesmos", garantem.
Seguem as receitas das duas nutricionistas:
Pão de frigideira
Ingredientes:
- 1 ovo
- 2 colheres sopa farinha amêndoa
- 1 colher sopa farinha arroz integral
- 1 colher sopa amido milho
- 1 colher sopa óleo de coco
- 1 colher sopa de água
- 1 pitada sal
- 1 colher café de fermento
- Gergelim e semente de girassol a gosto
Modo de preparo – Bata todos os ingredientes. Em uma frigideira, em fogo baixo, polvilhe óleo de coco com o gergelim e girassol e coloque sobre a massa. Tampe. Espere firmar e vire do outro lado. Está pronto.
Panqueca
Ingredientes:
- 1 ovo
- 2 colheres sopa farinha amêndoa
- 1 colher sopa farinha arroz integral
- 1 colher sopa de amido de milho
- 1 colher sopa açúcar demerara
- 1 colher sopa óleo de coco
- 1 colher sopa água
- 5 gotas essência de baunilha
- 1 colher café de fermento
Modo de preparo – Bata todos os ingredientes. Em uma frigideira, em fogo baixo, coloque metade da massa e tampe, espere firmar e vire do outro lado. Repita o processo com o restante da massa.
Suco roxo
Ingredientes:
- 2 fatias de abacaxi
- ½ beterraba
- ½ cenoura
- 200ml água coco
Modo de preparo – Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva puro ou com bastante gelo.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.