Chef indígena de MS é convidada especial do Masterchef nesta terça
Sul-mato-grossense vai apresentar o peixe, mandioca, tucupi, formiga tanajura e costela de porco aos jurados
Com sangue e a vontade de levar a cultura terena para o mundo, a indígena Kalymaracaya Nogueira, nascida na aldeia Bananal, em Aquidauana (MS), é convidada especial do Masterchef, que será exibido nesta terça (17).
O convite, segundo a chef de cozinha, veio do diretor do programa, que viu em suas redes sociais o tema "gastronomia indígena" e se interessou. “Sou a única chef indígena do país e tenho como objetivo de vida propagar os saberes da cozinha indígena dentro e fora do Brasil”, destaca.
Kalymaracaya sempre teve apreço pela culinária vendo a avó cozinhar e se mudou da aldeia para Campo Grande, em busca de oportunidades.
“Quando pequena, ia para a aldeia visitar meus patrícios, e tive muito contato sobre a nossa cultura, e nisso, eu fui me apaixonando pelos ingredientes do Cerrado, tudo muito rústico, mas o que eu mais gostava era ver minha avó cozinhando. O que ela colocava na panela, eu achava muito bonito”, lembra.
Formada em Turismo e Gastronomia e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira, Kalymaracaya já realizou eventos gastronômicos em diversas cidades do país e do exterior.
Sobre o programa, a indígena revela que é uma emoção gigante estar entre os convidados para o maior reality show da área gastronômica no Brasil atualmente.
“É a primeira vez que participo como jurada, e estou muito feliz em estar entre os jurados do programa, e mostrar a gastronomia daqui a nível nacional”, diz. “Apresentei uma mesa para eles, com peixe, mandioca, tucupi, formiga tanajura, costela de porco”, acrescenta.
A chef atribui sua experiência também a alguns amigos. “Eu me dediquei muito pra chegar até aqui, fiz cursos para me especializar na gastronomia, mas comecei a deslanchar mesmo foi na internet, com a ajuda de vários amigos, entre eles, o Chef Paulo Machado”, diz.
O programa vai ao ar hoje, às 21h30. “Os expectadores podem esperar, que todo mundo vai ficar de boca aberta”, finaliza.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.