Oficina mostra que azeite e vinagre aromatizados dão “up” na imunidade
Oficina ensina como preparar azeites, vinagres e sais aromatizados naturais
Cozinhar com azeites, vinagres e sais acrescentados de ervas e flores comestíveis é uma ótima opção para fazer a comida ficar mais saborosa e nutritiva. “Basta um pouquinho de cada coisa, que já é suficiente para liberar os benefícios nutricionais, deixando a comida mais nutritiva e saborosa e ainda reduzindo o consumo de sódio”, explica a nutricionista e mestre em meio ambiente Pâmela Leal de Figueiredo.
Pâmela é quem ministra a oficina gratuita oferecida pelo Sesc Sabor e Arte, para que as pessoas possam aprender mais sobre o benefício de “incrementar” os azeites, vinagres e sais.
Durante a oficina, os participantes recebem várias hortaliças e flores comestíveis orgânicas, como alecrim, hortelã, salsa, coentro, além de flores comestíveis, como hibisco e capuchinha, para adicionar nos azeites, vinagres e sais.
“A higienização precisa ser sempre muito bem feita. Com os óleos essenciais que as hortaliças e as flores liberam, elas fazem com que o alimento então fique rico em antioxidantes, vitaminas e minerais e ainda reduz a quantidade de sódio, uma vez que a comida fica mais saborosa”, explica.
Com a supervisão de Pâmela, cada participante monta à gosto suas porções. E Pâmela reforça: um pouquinho de cada coisa já é suficiente. “A quantidade de cada coisa também depende do paladar de cada um”, explica. Após preenchido, cada vidrinho ainda tem um tempinho no fogo para ativação e já está pronto para consumo.
Entre os participantes, há pessoas de várias idades e habilidades culinárias diferentes. “O objetivo é atrair todas as pessoas. Inclusive, até crianças podem participar, é feito para que elas também possam aproveitar”, reforça o gerente do Sesc Sabor e Arte, Rafael Abreu.
Uma criança que gosta de cozinha e quis participar junto com o pai, foi a estudante Agatha Fonseca de 11 anos. Ao Lado B, ela disse que gosta muito de cozinhar e por isso se interessou pela oficina. “Eu gosto de fazer macarrão. E de temperos, gosto de usar paprika e açafrão”, detalhou. O pai de Agatha, o gerente administrativo Rodrigo Fonseca, não perdeu a oportunidade de acompanhar. “Em casa ela é minha companheirinha de cozinha”, reforçou.
A dona de casa Divina Lemos, de 53 anos, também diz que gosta muito de aprender coisas como essas na oficina. “No supermercado até que tem, mas é muito caro e sempre tem aqueles nomes que a gente não entende o que é, o que acaba sendo algum composto químico. Gosto de aprender como fazer eu mesma e ainda por cima tudo natural”, detalhou.
Essa oficina é apenas uma das atividades gratuitas oferecidas pelo Sesc Sabor e Arte. Toda a programação está disponível no site do Sesc, acessando aqui.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.