Com ervas e uva passa, queijo vegano é paixão da Ana
Queijos defumados e naturais são feitos à base de leite de amendoim e de castanha de caju
Quando se tornou vegana, Ana Paula Mavignier, 36 anos, sentiu dificuldades de encontrar produtos sem origem animal. Para adotar a nova dieta e mudar a alimentação, ela aprendeu a fazer novas receitas e substituir a carne, ovos e laticínios do prato. Para mostrar que é possível comer bem e sem prejudicar os animais, ela criou o negócio “Quitutes da Ana”.
A princípio, ela cozinhava diversos alimentos para vender, mas nos últimos dois anos, focou na produção dos queijos veganos. De defumado a natural, Ana trabalha com diversas opções no menu, sendo que alguns queijos são recheados com ervas finas e nozes.
Ao Lado B, Ana contou sobre o início da trajetória como vegana, as dificuldades que enfrentou e os cursos que fez para aprender a cozinhar. “Eu sou vegana há oito anos e quando me tornei vegana, tinham poucos produtos. Eu fui aprendendo e fazendo cursos para mudar a minha alimentação e empreender”, conta.
Depois de adaptar a dieta, a maior dificuldade enfrentada por Ana foi encontrar um queijo vegano de qualidade. Por isso, ela quis aprender a produzir a receita e matar de vez a vontade de comer um bom queijo. “Quando virei vegana, o mais difícil para mim foi o queijo. Eu não ficava satisfeita com os industrializados, porque levam muito amido”, expõe.
Feito de forma tradicional, ela prepara as receitas com leite de amendoim e castanha de caju. Enquanto alguns queijos são naturais, outros passam pelo processo de defumação, que traz ao queijo um sabor mais encorpado. Por esse motivo, ele é o favorito dos clientes da Ana.
Devido ao tempo de produção, alguns queijos demoram até 40 dias para ficarem prontos e outros somente uma semana. Para quem nunca experimentou o queijo vegano, Ana garante que o sabor é bom. “É um sabor diferente, novo, mas eles lembram o gosto do queijo, é uma sensação bem gostosa”, afirma.
Com seis opções no cardápio, os queijos vendidos por ela são à base de leite de amendoim ou de castanha de caju. Ela faz queijo cremoso, meia cura, frescal e defumado. O mais diferente, que é também o queridinho da galera, é o queijo tronco. Com 330 gramas, ele leva ervas finas, azeitonas, nozes, uva passa, salsinha e castanha de caju.
Quem ficou curioso para experimentar, a Ana aceita os pedidos através do Instagram @quitutesdaanams.
Curta o Lado B no Facebook e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.