Em receita de sogras, cerveja vira ingrediente para sopa doce alemã
Na família Heimbach, sobremesa foi passada de sogra a nora até chegar nas mãos de dona Nilva, a única que até hoje faz com gosto
Sem nem levar "sangue" alemão, apenas o sobrenome da família do seu falecido marido, dona Nilva Mendes Heimbach, 79 anos, é a dona de casa de origem luso-espanhola que pegou o gosto mesmo na tradição germânica. Tanto é que uma receita passada de geração em geração, entre sogras e noras, até hoje sacia a vontade de uma comidinha gostosa e confortável em dias fresquinhos de chuva ou friozão de inverno: a biersuppe, ou sopa de cerveja.
Independente da região (são várias as versões), a receita é um clássico da culinária alemã. Tradicionalmente – o que até pode estranhar os brasileiros desavisados – é um prato doce, mas nem sempre foi tratada como uma sobremesa. No caso da família Heimbach, aqui na Capital, é assim que foi ensinado.
"Sempre fui curiosa, e fiz questão de aprender a preparar em casa. Quem me ensinou foi a sogra Joanita, mãe do meu falecido. Já tem pelo menos uns 50 anos que guardo com carinho e ainda pratico a receita. Quem pensa que sogra não é progresso está muito enganado, menino!", brinca dona Nilva.
Na biersuppe da família Heimbach, vai açúcar, ovos, leite, trigo, baunilha e a cerveja só no final – uma espécie de "pulo do gato" que é uma dica infalível. Na realidade, é preciso primeiramente fazer uma massinha (cless), como se fosse um nhoque doce e improvisado, para ajudar a engrossar o caldo na medida em que for feito. Inclusive, existe uma variação da receita que se apropria apenas dessa massa para fazer um prato salgado como acompanhamento ou servido como molho de carne e queijo.
O aroma toma conta da casa toda, principalmente o perfume natural da cerveja. É uma delícia!"
"Todo ano eu faço. Quem sempre pede é minha filha Milvinha que é doida pela sopa. O engraçado que dessa nova geração ninguém mais aprendeu, só sabem comer. E olha que a família é grande! Nem minhas cocunhadas, só eu mesma que sei de cor. E olha que eu engano, porque não tenho nada de sangue alemão, só o sobrenome", revela dona Nilva. Atualmente, os Heimbach são em 7 filhos, 19 netos e 7 bisnetos.
"Acho que é aquela coisa do carinho de avó – não tem igual. Deve dar um sabor extra. Se bem que não é difícil preparar a sopa, não tem muito segredo essa receita, basta apenas ter prática", considera.
Anotada a mão, dona Nilva compartilhou ao Lado B a receita caseira da sua sopa de cerveja. Confira abaixo:
Biersuppe
Massa:
- 1 xícara de trigo
- 2 ovos inteiros
- Leite ou água suficiente para dar liga
(Dissolver tudo em ponto bem úmido e deixar uniforme)
Calda:
- 1 litro e meio de leite
- 1 ½ xícara de açúcar
- 1 rama de canela
- 2 colheres de sopa de essência de baunilha
Modo de preparo – "Levantando fervura, ir colocando colheradas da massinha já preparadas no leite com uma colher de café, como se fosse fazer nhoque. Assim que subirem à superfície, colocar 1 garrafinha de cerveja preta e ir mexendo rapidamente, pois sobe e derrama. O "pulo do gato" aqui é bater 3 ovos e acrescentá-los antes de colocar a cerveja. Isso faz com que dê consistência ao caldo. Para uma versão salgada, a sopa de cerveja pode levar cebola e outros vegetais, além de ingredientes que preferir", explica Nilva.
"A mesma massa pode ser colocada em água fervente, levada a um pirex e regado com molho a seu gosto ou servida como acompanhamento", finaliza.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.