Família Garcia resgata origens e abre café espanhol em homenagem a patriarca
Onde nada é igual e vende-se até as xícaras, local é forma de agradecer Deonides por nunca desistir e sempre acreditar nos filhos
Do jeito que Deonides Cecílio Garcia gostava, com muito café e presunto, a família abriu o café gastrobar “Casa do Garcia” em homenagem ao patriarca. A especialidade da casa é a comida espanhola e não ter padrão para despertar a curiosidade, fazendo a freguesia voltar mais vezes. É a Espanha invadindo o bairro Monte Castelo para mostrar aos moradores quem foi o herói que lutou, acreditou e nunca desistiu dos filhos.
Deonides foi motorista e criou três filhas. “Crescemos em internato, mas ele nos cuidava sempre. Foi nosso herói, sempre ensinou o certo e o errado, e dizia que o melhor caminho é o estudo”, lembra a filha Diney Garcia Brandão.
Ela recorda que o pai era uma pessoa simples, sem luxo e sabia que a sua maior riqueza eram os filhos. Ora pai, ora mãe, ele conseguiu educar todos com amor e carinho, ensinando o que é honestidade, mais tarde casou-se e teve outros dois filhos.
Como forma de gratidão a tudo que conquistaram graças ao esforço do pai, surgiu a ideia do café gastrobar. “Café era porque ele gostava muito, tanto que aos domingos levava a gente para tomar também, e agora temos essa cultura do café. É o gostinho da infância, pois sentimos muita saudade dele”, afirma a outra herdeira de Garcia, Dinaura Silva Garcia.
Garcia faleceu em 2017, aos 88 anos, mas antes fez o pedido para que os filhos nunca se separassem e fossem companheiros, além de se ajudarem nos momentos difíceis. “Queria que ficássemos sempre juntos, foi aí que tivemos a ideia de abrir o espaço. A principio seria um pet shop, mas depois optamos pelo café espanhol por conta das nossas origens, já que o papai é filho de espanhol que veio para Campo Grande”, explicam as filhas.
As irmãs resolveram aproveitar a garagem da casa onde o pai morava e Diney pediu ajuda ao genro, André Thompson, para ajudar na proposta. Eles entraram em contato com uma arquiteta e falaram sobre a ideia da homenagem e de resgatar as origens da família, a partir daí as obras começaram.
Foram cerca de dois meses para reformar o espaço e deixá-lo com a “cara” de um local espanhol, que de um jeito acolhedor recebe os clientes, que entram e se sentem em outro país. O teto ganhou luminárias sofisticadas, com lâmpadas de filamento de led que iluminam e decoram o local. Nas paredes estão réplicas de quadro do artista Pablo Picasso, Dom Quixote, e que podem ser comprados.
Quem entra pode se acomodar nas cadeiras e mesas de madeira ou no sofá que fica na parede. No cardápio, as novidades são as comidas espanholas começando pelo bolinho de leite frito, bolinho de paella, tostada espanhola e muito mais opções do menu, assinado pelo chef Marcílio Galeano.
O espaço abriu há uma semana e toda a equipe está empenhada em conseguir fazer a proposta funcionar. Estão testando os drinks da casa para os clientes ficarem com gostinho de quero mais e retornar mais vezes. Na lista de bebidas tem gim-tônica, vinhos e sangria, um coquetel a base de mistura de vinhos e frutas.
Os valores das bebidas vão até R$ 45,00. Outra proposta da família é não ter padrão, então todas as vezes em que o cliente for ao local o atendimento e o pedido deve chegar de forma diferente, para não cansá-lo.
Enquanto saboreiam, dá para bater-papo com os amigos ou se na hora de pedir o tradicional cafezinho e precisar ir embora, por R$ 20,00 é possível levar até as xícaras que estão à venda no local.
O banheiro é unissex, mas pensado em todos. Com decoração inspirada no arquiteto Antoni Gaudi, os fregueses podem usar o espaço, que tem até fraldário para às mães trocarem os bebês. O café gastrobar funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h e aos domingos das 7h às 12h.
Endereço: R. José Antônio, 2291 - Monte Castelo
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.
Confira a galeria de imagens: