Há 3 meses, Janice serve receitas árabes deixadas pela sogra querida
Há 3 meses, ela e o marido abriram o restaurante que tem o cardápio inspirado em pratos que Ana Lucia fazia
Esfihas recheadas, arroz marroquino, kibe cru e coalhada são alguns dos pratos árabes que Janice Cristiane Gonçalves Beck, de 40 anos, prepara na Rua Spipe Calarge. Essas e outras receitas são feitas do jeito que ela aprendeu com a sogra Ana Lúcia, que faleceu durante a pandemia em decorrência da covid-19.
Há três meses, ela e o esposo Nestor Pache Anache Filho, de 40 anos, abriram o restaurante Analu Especialidades Árabes, onde servem almoço e jantar com o cardápio à la carte. Apesar de o negócio ser novo, ele tem muita tradição graças à história de Ana Lúcia e Janice.
A empresária antes de se casar não se via cozinhando, pois era algo que não gostava de fazer. Com o incentivo da sogra, ela conta que começou a aprender os pratos da culinária árabe e se apaixonou. “Eu fui trabalhar com minha sogra e não entendia nada de cozinha. Fui, gostei e me apaixonei, é uma coisa gostosa cozinhar, ver as pessoas comendo e falando: ‘nossa, que delícia”, diz.
Do jeito que aprendeu com a sogra, Janice faz as esfihas de carne, frango, carne soleada, abobrinha com ricota e por aí vai. Essa receita em especial tem um segredo na massa que Ana Lúcia passou para a nora.
Além das esfihas, a empresária explica que todas as receitas são reproduzidas exatamente como aprendeu. “A receita que a gente serve aqui é toda tradicional dela, da família. Cada detalhe, tempero, pesagem, peguei muitas manias dela do tempo que trabalhei”, destaca.
Quem vê Janice feliz falando sobre a cozinha e as receitas nem imagina que precisou ficar distante desse universo durante dois anos. Janice fala que sentiu muito com a perda da sogra. “Depois que ela faleceu, eu saí da loja porque lembrava dela em cada detalhe. Eu tive um amor por ela que é inexplicável e normalmente sogra e nora não se dão bem, mas criei um amor por ela. Saí da loja e fiquei dois anos sem querer mexer com nada”, fala.
Neste ano, o marido dela teve a iniciativa de abrir a loja. Há seis meses, eles começaram com os preparativos que exigiam reformas no espaço, elaboração do cardápio e a escolha do nome. No fim, o restaurante é a junção do nome de Ana Lucia. "E a gente tá aqui em tudo, em cada detalhe, homenageando ela", ressalta Janice.
Cardápio - Com o cardápio dividido em entradas, pratos frios e pratos quentes, o restaurante traz diversas opções para o público. Nas entradas, por exemplo, tem trio de pastas de coalhada, hommus, babaganoush que acompanham torrada síria ou pão da casa.
Já os pratos frios são: kibe cru com especiarias, tabule libanes, couscous marroquino e fatoushe que leva tomate, rabanete, folhas, pão sírio torrado e molho ramá. Quem optar pelos quentes pode experimentar desde arroz marroquino, arroz mjadra, kafta a charuto de folha de uva.
Outros pratos interessantes do menu são as combinações de pratos em um só, como o kibe cru acompanhado de tabule, coalhada e torrada ou pão sírio; kafta acompanhada de arroz aletria, tabule e hommus ou coalhada.
O estabelecimento atende no presencial e também aceita encomendas. O restaurante Analu Especialidades Árabes está localizada na Rua Spipe Calarge, 1136, Jardim Tv Morena. O horário de funcionamento é segunda e domingo, das 11h às 20h30. Terça a sábado, das 8h às 20h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: